Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rosa Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2777
Resumo: O perfil profissional do docente visa uma caraterização de competências globais, como as ciências, a matemática, a língua portuguesa, a música entre outras áreas de expressões artísticas e competências específicas como a pedagogia, a didática e o conhecimento curricular. Isto significa que a formação do docente deve comtemplá-las. Porém, existem áreas que demonstram falta de formação dos docentes, como é o caso do domínio da música. Através da prática pedagógica supervisionada, percebemos que os perfis dos educadores de infância, dos professores de 1º CEB e dos músicos não estão adequados para trabalhar com crianças pequenas. Surgem, assim, preocupações relativas à formação destes profissionais, tendo em conta as OCEPE e os Programas de 1º CEB. Desta forma, foi realizada uma investigação qualitativa de modo a fundamentar e compreender o conceito de música, a formação dos professores generalistas e de música, os currículos e as metodologias e pedagogias existentes que podem ser exploradas e aplicadas com crianças. O presente relatório apresenta planos de intervenção realizados em contexto de Educação Pré-Escolar e respetiva avaliação dos conhecimentos no domínio da música, assim como o diário de bordo com atividades que exploram os conteúdos de música e notas de campo. Durante esta intervenção foram elaboradas avaliações das crianças, das atividades e do desempenho da estagiária de forma a responder às questões da presente investigação. No contexto de 1º CEB, não foi possível realizar planos de intervenção, pelo que se realizaram entrevistas a docentes de 1º ciclo e de música. Desta forma, não é possível dar uma resposta “definitiva” às questões lançadas, ainda que se possa afirmar a necessidade de alteração da formação dos professores generalistas e dos músicos e a adaptação dos currículos e programas estabelecidos para a Educação Pré-Escolar e 1º CEB. Idealmente, a existência de um perfil único que se adaptasse às crianças e às salas de aula, tendo por base os currículos e programas adequados aos contextos que temos nas escolas e aos docentes, seria o desejável. Para que tal aconteça, teria de existir uma revisão dos currículos e dos planos de estudos que fazem parte da formação destes profissionais
id RCAP_749cfa0166917acf8d87a8f449dc15b4
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de músicaEducação pré-escolarEnsino básicoMúsicaO perfil profissional do docente visa uma caraterização de competências globais, como as ciências, a matemática, a língua portuguesa, a música entre outras áreas de expressões artísticas e competências específicas como a pedagogia, a didática e o conhecimento curricular. Isto significa que a formação do docente deve comtemplá-las. Porém, existem áreas que demonstram falta de formação dos docentes, como é o caso do domínio da música. Através da prática pedagógica supervisionada, percebemos que os perfis dos educadores de infância, dos professores de 1º CEB e dos músicos não estão adequados para trabalhar com crianças pequenas. Surgem, assim, preocupações relativas à formação destes profissionais, tendo em conta as OCEPE e os Programas de 1º CEB. Desta forma, foi realizada uma investigação qualitativa de modo a fundamentar e compreender o conceito de música, a formação dos professores generalistas e de música, os currículos e as metodologias e pedagogias existentes que podem ser exploradas e aplicadas com crianças. O presente relatório apresenta planos de intervenção realizados em contexto de Educação Pré-Escolar e respetiva avaliação dos conhecimentos no domínio da música, assim como o diário de bordo com atividades que exploram os conteúdos de música e notas de campo. Durante esta intervenção foram elaboradas avaliações das crianças, das atividades e do desempenho da estagiária de forma a responder às questões da presente investigação. No contexto de 1º CEB, não foi possível realizar planos de intervenção, pelo que se realizaram entrevistas a docentes de 1º ciclo e de música. Desta forma, não é possível dar uma resposta “definitiva” às questões lançadas, ainda que se possa afirmar a necessidade de alteração da formação dos professores generalistas e dos músicos e a adaptação dos currículos e programas estabelecidos para a Educação Pré-Escolar e 1º CEB. Idealmente, a existência de um perfil único que se adaptasse às crianças e às salas de aula, tendo por base os currículos e programas adequados aos contextos que temos nas escolas e aos docentes, seria o desejável. Para que tal aconteça, teria de existir uma revisão dos currículos e dos planos de estudos que fazem parte da formação destes profissionaisThe professional profile of the teacher aims global competences, such as science, mathematics, Portuguese language, music among other areas of artistic expression and specific skills such as pedagogy, didactics and curricular knowledge. This means that the teacher training should contemplate them all. However, there are areas where teachers show lack of training, for example in the field of music. Through a supervised pedagogical practice, we realize that the profiles of kindergarten teachers, of the teachers of 1º CEB and of the musicians are not suitable to work with small children. Concerns such as the training of these professionals, considering the OCEPE and the 1st CEB Programs, start to arise. A qualitative research was carried out in order to understand the concept of music, the training of teachers and music teachers, the existing methodologies and pedagogies that can be explored and applied with children. This report presents intervention plans carried out in the context of Pre-School Education and its assessment on the knowledge in the field of music, as well as a logbook with activities that explore the contents of music and field notes. During this intervention, evaluations of the children activities and performance of the trainee were made in order to answer the questions of the present investigation. It was not possible to elaborate intervention plans for 1st CEB so interviews were carried out to 1st cycle teachers and music teachers. Thus, it is not possible to give a "definitive" answer to the questions raised, it is possible to confirm the need to change the training of generalist teachers and musicians in order to adapt their curriculum and programs established for Pre-School Education and 1st CEB. The existence of a unique profile that fits children and classrooms, based on the curriculum and suitable programs to the contexts of schools and teachers, would be desirable. For that to happen, it is necessary to review the curriculums of the teachers and the current educational programs that are being used.2022-07-22T00:00:00Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-192019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2777TID:202264130porPinho, Rosa Carolina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:16Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:31.494557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
title Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
spellingShingle Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
Pinho, Rosa Carolina Ferreira
Educação pré-escolar
Ensino básico
Música
title_short Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
title_full Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
title_fullStr Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
title_full_unstemmed Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
title_sort Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
author Pinho, Rosa Carolina Ferreira
author_facet Pinho, Rosa Carolina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Rosa Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico
Música
topic Educação pré-escolar
Ensino básico
Música
description O perfil profissional do docente visa uma caraterização de competências globais, como as ciências, a matemática, a língua portuguesa, a música entre outras áreas de expressões artísticas e competências específicas como a pedagogia, a didática e o conhecimento curricular. Isto significa que a formação do docente deve comtemplá-las. Porém, existem áreas que demonstram falta de formação dos docentes, como é o caso do domínio da música. Através da prática pedagógica supervisionada, percebemos que os perfis dos educadores de infância, dos professores de 1º CEB e dos músicos não estão adequados para trabalhar com crianças pequenas. Surgem, assim, preocupações relativas à formação destes profissionais, tendo em conta as OCEPE e os Programas de 1º CEB. Desta forma, foi realizada uma investigação qualitativa de modo a fundamentar e compreender o conceito de música, a formação dos professores generalistas e de música, os currículos e as metodologias e pedagogias existentes que podem ser exploradas e aplicadas com crianças. O presente relatório apresenta planos de intervenção realizados em contexto de Educação Pré-Escolar e respetiva avaliação dos conhecimentos no domínio da música, assim como o diário de bordo com atividades que exploram os conteúdos de música e notas de campo. Durante esta intervenção foram elaboradas avaliações das crianças, das atividades e do desempenho da estagiária de forma a responder às questões da presente investigação. No contexto de 1º CEB, não foi possível realizar planos de intervenção, pelo que se realizaram entrevistas a docentes de 1º ciclo e de música. Desta forma, não é possível dar uma resposta “definitiva” às questões lançadas, ainda que se possa afirmar a necessidade de alteração da formação dos professores generalistas e dos músicos e a adaptação dos currículos e programas estabelecidos para a Educação Pré-Escolar e 1º CEB. Idealmente, a existência de um perfil único que se adaptasse às crianças e às salas de aula, tendo por base os currículos e programas adequados aos contextos que temos nas escolas e aos docentes, seria o desejável. Para que tal aconteça, teria de existir uma revisão dos currículos e dos planos de estudos que fazem parte da formação destes profissionais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T00:00:00Z
2019-07-19
2019-07-01
2022-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2777
TID:202264130
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2777
identifier_str_mv TID:202264130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630923677696