Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Firmino André dos Santo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12312
Resumo: Com o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus.
id RCAP_749f4b3c213573ebdd6da3e20ff92e0a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO CampusComunicação multimédia - Teses de mestradoSapo CampusWeb 2.0Mudança educativaRedes sociaisComunidades virtuaisCom o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus.With the advent of new educational tools for learning contexts with the purpose of highlighting the importance of communication and collaboration in learning environments, new challenges should be taken into account in order to discover proper solutions. With this investigation, we seek to understand and find a suitable approach to the information overload problem that can occur in places where all community members have the ability to communicate and share content. It is possible, in these contexts, for the available information to reach such an amount that the user will not have the ability to fully assimilate it, which often causes the loss of the track of data, which is importante to the user. A possible solution for this challenge implies the integration of transverse recommendation systems in these tools, enhancing their growth based on the user and his interaction with the community and promoting the emergence of new methods for him to share and interact with others. This study presents the main steps of the design, development and assessment of the process for integrating a recommendation system in SAPO Campus, a social platform for the educational context.Universidade de Aveiro2014-05-22T17:12:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12312TID:201575183porAlves, Firmino André dos Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:24Zoai:ria.ua.pt:10773/12312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:31.891963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
title Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
spellingShingle Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
Alves, Firmino André dos Santo
Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Web 2.0
Mudança educativa
Redes sociais
Comunidades virtuais
title_short Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
title_full Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
title_fullStr Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
title_full_unstemmed Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
title_sort Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
author Alves, Firmino André dos Santo
author_facet Alves, Firmino André dos Santo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Firmino André dos Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Web 2.0
Mudança educativa
Redes sociais
Comunidades virtuais
topic Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Web 2.0
Mudança educativa
Redes sociais
Comunidades virtuais
description Com o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-22T17:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12312
TID:201575183
url http://hdl.handle.net/10773/12312
identifier_str_mv TID:201575183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137536446038016