As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7664
Resumo: Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi um escolanovista com grande projeção na ciência pedagógica da época, ao estudar os problemas escolares dos anormais pedagógicos e deficientes. Dedicou parte da sua obra e ações sobre essa temática, refletindo e criando instituições para colmatar e resolver muitos desses problemas dos ‘anormais escolares’ e jovens na escolha da sua profissão, propondo métodos apropriados de intervenção, escolas especiais e especialização dos professores. A argumentação assenta numa metodologia hermenêutica de análise às publicações daquele pedagogista e outras fontes da época norteando-nos pelos seguintes objetivos: compreender a perspetiva de Vasconcelos sobre a educação/ensino dos anormais escolares; analisar as ideias e ações deste pedagogo na pedagogia contemporânea e/ou da pedologia e enquadradas no Movimento da Escola Nova; aprofundar o seu papel no Instituto de Reeducação Mental Pedagógica (1929-32) dedicado a realizar exames e intervenções às crianças ‘anormais’ e outras ações paralelas. O período histórico de abordagem, percorre os inícios do séc. XX, coincidente com a permanência de Vasconcelos na Bélgica (1904-14) e, posteriormente a sua ação em Portugal (1925-32) dedicada às crianças ‘anormais pedagógicos’. A pedagogia especial sobre ‘anormais’ teve uma difusão de ideias psicopedagógicas, psiquiátricas e psicotécnica impregnando o pensamento e intervenções de Vasconcelos na sua obra.
id RCAP_74a312b3aa989a9e3d865287eafbc7cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)The influence of Belgian (psycho)pedagogy on António de Sena Faria de Vasconcelos and on the education of ‘abnormal’ childrenFaria de VasconcelosPedagogiaEnsino dos anormaisAnormais pedagógicosInstituto Reeducação Mental e PedagógicaFaria de VasconcelosPaedologyEducation of ‘abnormal’ childrenPedagogical abnormalityInstitute of Mental and Pedagogical ReeducationFaria de Vasconcelos (1880-1939) foi um escolanovista com grande projeção na ciência pedagógica da época, ao estudar os problemas escolares dos anormais pedagógicos e deficientes. Dedicou parte da sua obra e ações sobre essa temática, refletindo e criando instituições para colmatar e resolver muitos desses problemas dos ‘anormais escolares’ e jovens na escolha da sua profissão, propondo métodos apropriados de intervenção, escolas especiais e especialização dos professores. A argumentação assenta numa metodologia hermenêutica de análise às publicações daquele pedagogista e outras fontes da época norteando-nos pelos seguintes objetivos: compreender a perspetiva de Vasconcelos sobre a educação/ensino dos anormais escolares; analisar as ideias e ações deste pedagogo na pedagogia contemporânea e/ou da pedologia e enquadradas no Movimento da Escola Nova; aprofundar o seu papel no Instituto de Reeducação Mental Pedagógica (1929-32) dedicado a realizar exames e intervenções às crianças ‘anormais’ e outras ações paralelas. O período histórico de abordagem, percorre os inícios do séc. XX, coincidente com a permanência de Vasconcelos na Bélgica (1904-14) e, posteriormente a sua ação em Portugal (1925-32) dedicada às crianças ‘anormais pedagógicos’. A pedagogia especial sobre ‘anormais’ teve uma difusão de ideias psicopedagógicas, psiquiátricas e psicotécnica impregnando o pensamento e intervenções de Vasconcelos na sua obra.António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939) was a Portuguese educator, a follower of the progressive New School movement, and a prominent figure in the field of pedagogical science of the time. Part of his work was devoted to studying and solving the educational problems of pedagogically ‘abnormal’ and disabled children and young people through the development of special schools, specialised teachers and specially adapted teaching methods. This article is based on a hermeneutic analysis of Faria de Vasconcelos’s publications and other sources from the time. The aims of the study are: to understand Vasconcelos’s approach to the education of ‘abnormal’ children; to analyse his ideas and actions in the context of the New School Movement and their influence on contemporary pedagogy and paedology; and to examine his role in the Institute of Mental and Pedagogical Reeducation (1929-32) for the study and treatment of ‘abnormal’ children. The analysis covers the first four decades of the twentieth century, from Vasconcelos’s time in Belgium (1904-14) to his creation of the Institute of Occupational Guidance in Lisbon in 1925 and continued work on behalf of pedagogically ‘abnormal’ children. The special pedagogy of ‘abnormal’ children was found in psycho-pedagogy, psychiatry and psychotechnical theory, and had a profound influence on Vasconcelos’s work and ideas.CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Instituto Politécnico de Castelo BrancoRevista Galego-Portuguesa de História da EducaciónRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2021-09-07T11:02:26Z2021-07-152021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7664porMartins, Ernesto Candeias (2021) -As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares). Sarmiento, vol. 25 (1), p. 95-122.https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8605info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:09.247223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
The influence of Belgian (psycho)pedagogy on António de Sena Faria de Vasconcelos and on the education of ‘abnormal’ children
title As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
spellingShingle As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
Martins, Ernesto Candeias
Faria de Vasconcelos
Pedagogia
Ensino dos anormais
Anormais pedagógicos
Instituto Reeducação Mental e Pedagógica
Faria de Vasconcelos
Paedology
Education of ‘abnormal’ children
Pedagogical abnormality
Institute of Mental and Pedagogical Reeducation
title_short As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
title_full As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
title_fullStr As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
title_full_unstemmed As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
title_sort As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Faria de Vasconcelos
Pedagogia
Ensino dos anormais
Anormais pedagógicos
Instituto Reeducação Mental e Pedagógica
Faria de Vasconcelos
Paedology
Education of ‘abnormal’ children
Pedagogical abnormality
Institute of Mental and Pedagogical Reeducation
topic Faria de Vasconcelos
Pedagogia
Ensino dos anormais
Anormais pedagógicos
Instituto Reeducação Mental e Pedagógica
Faria de Vasconcelos
Paedology
Education of ‘abnormal’ children
Pedagogical abnormality
Institute of Mental and Pedagogical Reeducation
description Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi um escolanovista com grande projeção na ciência pedagógica da época, ao estudar os problemas escolares dos anormais pedagógicos e deficientes. Dedicou parte da sua obra e ações sobre essa temática, refletindo e criando instituições para colmatar e resolver muitos desses problemas dos ‘anormais escolares’ e jovens na escolha da sua profissão, propondo métodos apropriados de intervenção, escolas especiais e especialização dos professores. A argumentação assenta numa metodologia hermenêutica de análise às publicações daquele pedagogista e outras fontes da época norteando-nos pelos seguintes objetivos: compreender a perspetiva de Vasconcelos sobre a educação/ensino dos anormais escolares; analisar as ideias e ações deste pedagogo na pedagogia contemporânea e/ou da pedologia e enquadradas no Movimento da Escola Nova; aprofundar o seu papel no Instituto de Reeducação Mental Pedagógica (1929-32) dedicado a realizar exames e intervenções às crianças ‘anormais’ e outras ações paralelas. O período histórico de abordagem, percorre os inícios do séc. XX, coincidente com a permanência de Vasconcelos na Bélgica (1904-14) e, posteriormente a sua ação em Portugal (1925-32) dedicada às crianças ‘anormais pedagógicos’. A pedagogia especial sobre ‘anormais’ teve uma difusão de ideias psicopedagógicas, psiquiátricas e psicotécnica impregnando o pensamento e intervenções de Vasconcelos na sua obra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-07T11:02:26Z
2021-07-15
2021-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7664
url http://hdl.handle.net/10400.11/7664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias (2021) -As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares). Sarmiento, vol. 25 (1), p. 95-122.
https://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de História da Educación
publisher.none.fl_str_mv Revista Galego-Portuguesa de História da Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130845088317440