A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rita Isabel Clemente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58815
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunição de Moda
id RCAP_74ae32634d5aa24920f4a6dd459c5233
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de modaComunicaçãoArte sequencialModaMarcaPlano de comunicaçãoCommunicationSequencial artFashionBrandCommunication planHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunição de ModaNuma sociedade cada vez mais distanciada das sensações e emoções é necessário criar soluções e ferramentas, na área da moda, capazes de colmatar esta problemática. Neste contexto, pretendeu-se relacionar a Moda e a Arte, de forma a criar uma sinergia de conceitos e elementos que quando combinados resultassem numa comunicação eficiente e diferenciada, através da comunicação de uma marca de moda. Optou-se pelo estudo e aplicação da Arte Sequencial sendo que esta apresenta dois tipos de abordagem na transmissão de uma mensagem: a escrita e do desenho. Assim, faz uso de duas técnicas na transmissão da mensagem. O presente estudo tem como objetivo principal abordar a relação entre a Arte Sequencial e a moda, na criação de um plano de comunicação de uma marca de vestuário. Num primeiro momento foi realizado um estudo sobre uma marca de moda que aplica uma temática artística na composição da sua comunicação. Esta análise prévia possibilitou uma recolha de informações e aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento de elementos de comunicação. Posteriormente foram desenvolvidos, numa primeira tentativa, produtos de comunicação que fizessem a relação entre a Arte Sequencial e a moda. Tentou perceber-se qual a reação e perceção do público perante a arte sequencial e os produtos de comunicação referidos através de um inquérito, realizado a um público geral. Numa última fase, foi elaborado o plano de comunicação, referente a diferentes ações a serem aplicadas ao longo de seis meses, aquando do lançamento de uma marca nova no mercado. Nesta fase, foram posteriormente criados novos produtos de comunicação com base no plano de comunicação. Concluindo, este trabalho contribuiu para uma primeira abordagem entre a moda e a Arte Sequencial no prisma da comunicação. Este é um estudo primário, sendo que poderá ser interessante o desenvolvimento dos elementos abordados assim como a introdução e relação de conceitos que não foram aplicados e aprofundados, que poderiam potenciar a mensagem por detrás de uma comunicação realizada sobre a relação entre a arte sequencial e a moda.In a society that is increasingly distanced from sensations and emotions, it is necessary to create solutions and tools in the area of fashion that can address this problem. In this context, we were intended to relate Fashion and Art, in order to create a synergy of concepts and elements that when combined would result in an efficient and differentiated communication, through the communication of a fashion brand. The study and application of Sequential Art was chosen, and it presents two types of approach in the transmission of a message, through writing and drawing, making it possible to apply two techniques in the transmission starting from a single message. The main goal of the present study is to explore the relationship between the Sequential Art and fashion, in the creation of a communication plan of a clothing brand. At first, a study was carried out on a fashion brand that applies an artistic theme in the composition of its communication. This enabled a collection of information and important aspects to consider in the development of communication products, applied in the partner networks of the brand under study. Subsequently, communication products were developed in a first attempt to stablish the relationship between sequential art and fashion. They were applied and evaluated based on a survey carried out on a general audience, aiming to perceive the reaction and perception of the public to Sequential Art and the referred communication products. In a final phase, the communication plan was elaborated, referring to different steps/actions that would be applied during a six months period, at the launching of a new brand in the market. At this stage, new communication products were subsequently created based on the communication plan. Overall, this work contributed to a first approach between fashion and Sequential Art, in the optic of communication. This is a primary study, and it may be interesting to develop the elements covered by it as well as the outlined relation of concepts that were not applied and deepened, that could enhance the message behind a communication about the relationship between Sequential Art and the fashion.Marques, António DinisUniversidade do MinhoSimões, Rita Isabel Clemente20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58815por202140458info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:16.959644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
title A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
spellingShingle A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
Simões, Rita Isabel Clemente
Comunicação
Arte sequencial
Moda
Marca
Plano de comunicação
Communication
Sequencial art
Fashion
Brand
Communication plan
Humanidades::Artes
title_short A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
title_full A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
title_fullStr A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
title_full_unstemmed A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
title_sort A Arte e a Moda como componentes para a criação de um plano de comunicação de marcas de moda
author Simões, Rita Isabel Clemente
author_facet Simões, Rita Isabel Clemente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, António Dinis
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Rita Isabel Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Arte sequencial
Moda
Marca
Plano de comunicação
Communication
Sequencial art
Fashion
Brand
Communication plan
Humanidades::Artes
topic Comunicação
Arte sequencial
Moda
Marca
Plano de comunicação
Communication
Sequencial art
Fashion
Brand
Communication plan
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Design de Comunição de Moda
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58815
url http://hdl.handle.net/1822/58815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202140458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132721225662464