Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45199 |
Resumo: | As tribos de consumo tem-se demonstrado como um dos mais recentes fenómenos de marketing. Efémeras, fluidas, não totalizadoras, estas tribos focam-se nas ligações e sentimentos que o consumo lhes pode trazer, em vez do ato de consumo em si. Assim, de forma a compreender estas tribos é necessário um trabalho de análise às suas características e de maximização dos atributos valorizadas pelas mesmas. A comunidade de basquetebol, a nível de mundial encontra-se em desenvolvimento, sendo cada vez mais uma cultura por si. Todas as noites é possível identificar jogadas, momentos e as maiores estrelas do desporto. Além disso, o fenómeno do basquetebol começa a cruzar-se com outras culturas como o caso do Hip-Hop, criando um impulso que dificilmente irá abrandar. De certa forma, este fenómeno tem sido verificado em Portugal, sendo catapultado pela ascensão de Neemias Queta à maior liga do mundo, a NBA. Além disso, pode-se verificar um crescimento nos conteúdos de redes sociais dedicadas ao basquetebol, com criação de podcasts e páginas dedicadas ao mesmo. Desta forma, o âmbito desta dissertação foca-se em compreender a comunidade de Basquetebol portuguesa, de forma a perceber se esta reúne as condições para ser classificada como uma tribo de consumo, através da análise dos membros da comunidade, a existência de características de uma tribo de consumo na comunidade e na análise da relação da comunidade e das marcas com que se identifica. Após esta análise, serão feitas recomendações futuras e uma conclusão da dissertação. Esta dissertação será de altamente informativa para todas as entidades e marcas que pretendem capitalizar no mercado português de basquetebol, pois irá demonstrar uma análise extensiva dos membros da comunidade, se esta pode ser segmentada como tribo, e qual a perceção dos membros relativamente às marcas. |
id |
RCAP_74b25b4af6d08b1f6f2ae4cb516089de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em PortugalMarketingMarketing tribalMarketing desportivoBasquetebolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs tribos de consumo tem-se demonstrado como um dos mais recentes fenómenos de marketing. Efémeras, fluidas, não totalizadoras, estas tribos focam-se nas ligações e sentimentos que o consumo lhes pode trazer, em vez do ato de consumo em si. Assim, de forma a compreender estas tribos é necessário um trabalho de análise às suas características e de maximização dos atributos valorizadas pelas mesmas. A comunidade de basquetebol, a nível de mundial encontra-se em desenvolvimento, sendo cada vez mais uma cultura por si. Todas as noites é possível identificar jogadas, momentos e as maiores estrelas do desporto. Além disso, o fenómeno do basquetebol começa a cruzar-se com outras culturas como o caso do Hip-Hop, criando um impulso que dificilmente irá abrandar. De certa forma, este fenómeno tem sido verificado em Portugal, sendo catapultado pela ascensão de Neemias Queta à maior liga do mundo, a NBA. Além disso, pode-se verificar um crescimento nos conteúdos de redes sociais dedicadas ao basquetebol, com criação de podcasts e páginas dedicadas ao mesmo. Desta forma, o âmbito desta dissertação foca-se em compreender a comunidade de Basquetebol portuguesa, de forma a perceber se esta reúne as condições para ser classificada como uma tribo de consumo, através da análise dos membros da comunidade, a existência de características de uma tribo de consumo na comunidade e na análise da relação da comunidade e das marcas com que se identifica. Após esta análise, serão feitas recomendações futuras e uma conclusão da dissertação. Esta dissertação será de altamente informativa para todas as entidades e marcas que pretendem capitalizar no mercado português de basquetebol, pois irá demonstrar uma análise extensiva dos membros da comunidade, se esta pode ser segmentada como tribo, e qual a perceção dos membros relativamente às marcas.Mena, RicardoRepositório ComumDominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato2023-06-16T08:54:13Z2023-06-122023-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45199TID:203320085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-22T15:45:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:16.844027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
title |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
spellingShingle |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal Dominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato Marketing Marketing tribal Marketing desportivo Basquetebol Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
title_full |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
title_fullStr |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
title_full_unstemmed |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
title_sort |
Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em Portugal |
author |
Dominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato |
author_facet |
Dominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mena, Ricardo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing tribal Marketing desportivo Basquetebol Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing Marketing tribal Marketing desportivo Basquetebol Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
As tribos de consumo tem-se demonstrado como um dos mais recentes fenómenos de marketing. Efémeras, fluidas, não totalizadoras, estas tribos focam-se nas ligações e sentimentos que o consumo lhes pode trazer, em vez do ato de consumo em si. Assim, de forma a compreender estas tribos é necessário um trabalho de análise às suas características e de maximização dos atributos valorizadas pelas mesmas. A comunidade de basquetebol, a nível de mundial encontra-se em desenvolvimento, sendo cada vez mais uma cultura por si. Todas as noites é possível identificar jogadas, momentos e as maiores estrelas do desporto. Além disso, o fenómeno do basquetebol começa a cruzar-se com outras culturas como o caso do Hip-Hop, criando um impulso que dificilmente irá abrandar. De certa forma, este fenómeno tem sido verificado em Portugal, sendo catapultado pela ascensão de Neemias Queta à maior liga do mundo, a NBA. Além disso, pode-se verificar um crescimento nos conteúdos de redes sociais dedicadas ao basquetebol, com criação de podcasts e páginas dedicadas ao mesmo. Desta forma, o âmbito desta dissertação foca-se em compreender a comunidade de Basquetebol portuguesa, de forma a perceber se esta reúne as condições para ser classificada como uma tribo de consumo, através da análise dos membros da comunidade, a existência de características de uma tribo de consumo na comunidade e na análise da relação da comunidade e das marcas com que se identifica. Após esta análise, serão feitas recomendações futuras e uma conclusão da dissertação. Esta dissertação será de altamente informativa para todas as entidades e marcas que pretendem capitalizar no mercado português de basquetebol, pois irá demonstrar uma análise extensiva dos membros da comunidade, se esta pode ser segmentada como tribo, e qual a perceção dos membros relativamente às marcas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-16T08:54:13Z 2023-06-12 2023-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45199 TID:203320085 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45199 |
identifier_str_mv |
TID:203320085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131680984793088 |