Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27710 |
Resumo: | Este trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência. |
id |
RCAP_74b8a3c6df7532968744e099f381b2ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao clienteConveniênciaLojaPosto de AbastecimentoGestão de CategoriasMerchandisingClienteEste trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência.This work emerges from a business context, in a pillar sector in the economy, the fuel market, and taking into account PRIO Energy's needs to boost convenience stores. In this sense, a general presentation of the fuel markets in Portugal and retail is made, namely in the context of a convenience store. Tapering the company is presented in a general context and then the department where the curricular internship took place. Being the theme in category management and merchandising analysis, themes that come together in the same direction, and category management is the relationship that exists between merchandising, that is, the right product, at the right place at the right time, ranging from product selection to its linear representation. For the development of the theme it was proposed a restructuring of the existing categories and elaborated an ABC analysis in several aspects, as well as the updating and reformulation of the existing merchandising manual. With a view to analyzing consumer buying trends, a quantitative study was also conducted based on a questionnaire as a way of understanding consumer buying behavior in relation to gas stations, particularly with regard to convenience stores.2022-01-06T00:00:00Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27710porVeiga, Erica Maria Almeida Motainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:46Zoai:ria.ua.pt:10773/27710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:27.069906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
title |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
spellingShingle |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente Veiga, Erica Maria Almeida Mota Conveniência Loja Posto de Abastecimento Gestão de Categorias Merchandising Cliente |
title_short |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
title_full |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
title_fullStr |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
title_full_unstemmed |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
title_sort |
Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente |
author |
Veiga, Erica Maria Almeida Mota |
author_facet |
Veiga, Erica Maria Almeida Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Erica Maria Almeida Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conveniência Loja Posto de Abastecimento Gestão de Categorias Merchandising Cliente |
topic |
Conveniência Loja Posto de Abastecimento Gestão de Categorias Merchandising Cliente |
description |
Este trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13T00:00:00Z 2019-12-13 2022-01-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27710 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137660416032768 |