Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Erica Maria Almeida Mota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27710
Resumo: Este trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência.
id RCAP_74b8a3c6df7532968744e099f381b2ad
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao clienteConveniênciaLojaPosto de AbastecimentoGestão de CategoriasMerchandisingClienteEste trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência.This work emerges from a business context, in a pillar sector in the economy, the fuel market, and taking into account PRIO Energy's needs to boost convenience stores. In this sense, a general presentation of the fuel markets in Portugal and retail is made, namely in the context of a convenience store. Tapering the company is presented in a general context and then the department where the curricular internship took place. Being the theme in category management and merchandising analysis, themes that come together in the same direction, and category management is the relationship that exists between merchandising, that is, the right product, at the right place at the right time, ranging from product selection to its linear representation. For the development of the theme it was proposed a restructuring of the existing categories and elaborated an ABC analysis in several aspects, as well as the updating and reformulation of the existing merchandising manual. With a view to analyzing consumer buying trends, a quantitative study was also conducted based on a questionnaire as a way of understanding consumer buying behavior in relation to gas stations, particularly with regard to convenience stores.2022-01-06T00:00:00Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27710porVeiga, Erica Maria Almeida Motainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:46Zoai:ria.ua.pt:10773/27710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:27.069906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
title Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
spellingShingle Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
Veiga, Erica Maria Almeida Mota
Conveniência
Loja
Posto de Abastecimento
Gestão de Categorias
Merchandising
Cliente
title_short Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
title_full Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
title_fullStr Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
title_full_unstemmed Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
title_sort Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
author Veiga, Erica Maria Almeida Mota
author_facet Veiga, Erica Maria Almeida Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Erica Maria Almeida Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Conveniência
Loja
Posto de Abastecimento
Gestão de Categorias
Merchandising
Cliente
topic Conveniência
Loja
Posto de Abastecimento
Gestão de Categorias
Merchandising
Cliente
description Este trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T00:00:00Z
2019-12-13
2022-01-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27710
url http://hdl.handle.net/10773/27710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137660416032768