Adaptação e validação da escala de avaliação do ambiente de aprendizagem clínico, supervisão e Professor de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Margarida Martins da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Maria Isabel Domingues, Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=IAb1QWgk
Resumo: Para que um estudante de enfermagem tenha uma aprendizagem significativa em contexto clinico necessita do suporte que a relação supervisiva lhe proporciona. Quanto mais forte for a relação entre os atores deste processo maior será a facilitação da aprendizagem e do desenvolvimento profissional do estudante. Adaptar e validar para a população portuguesa a Clinical Learning Environmental, Supervision and Nursing Teacher Evaluation Scale (CLES+T) de Saarikoski, Isoaho, Warne & Leino-Kilpi (2008). Esta investigação tem por base a metodologia quantitativa, focada num estudo de validação de instrumento, tendo o instrumento sido aplicado, após adaptação cultural, a 223 estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Os resultados obtidos revelam que a CLES+T apresenta valores de consistência interna considerados, estando compreendidos entre ,70 e ,97 nas suas dimensões. A medida de KMO (Kaiser-Meyer-Olkin) é de ,941, valor considerado muito bom, assim como o resultado do teste de esfericidade de Bartlett ( (561) = 6229,261; p=.000). Na análise realizada, emergiu uma solução com seis fatores, mais um que na versão original. A CLES+T quando aplicada a estudantes de enfermagem revela ser uma medida válida e fiável. Sugerem-se outros estudos e que a aplicação da escala seja estendida a outras populações
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