Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sofia Correia Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8327
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,
id RCAP_74e0e67deeccbf74edddd3f9da1705ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os grupos etários heterogéneos no jardim de infânciaGrupos etários heterogéneosDesenvolvimentoInterações sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,O tema do nosso trabalho centra-se na temática dos grupos etários heterogéneos em Pré-Escolar. Com este trabalho pretendemos compreender: qual é o papel do educador numa sala etária heterogénea e de que forma gere o grupo e organiza as dinâmicas neste contexto; que tipo de interações se estabelecem entre as crianças e como é que as interações/relações podem influenciar a aprendizagem das crianças; também pretendemos perceber se a heterogeneidade etária beneficia a aprendizagem de todos ou prejudica alguma faixa etária e por fim saber a perspetiva dos pais sobre as salas etárias heterogéneas. Neste trabalho utilizou-se um estudo de metodologia mista, onde recorremos a questionários para analisar a opinião dos pais, à análise documental, e aos dados recolhidos durante a Prática Supervisionada em Pré-Escolar como notas de campo e registo fotográfico. Com este estudo pudemos concluir que a interação entre crianças de diferentes idades é benéfica no desenvolvimento global para as crianças mais novas e para as crianças mais velhas. O educador tem um papel muito importante na gestão do grupo, bem como na organização das dinâmicas de forma a garantir a aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças.The theme of our work focuses on multi-age grouping in Pre-School classrooms. With this work we intend to understand the role of the kindergarten teachers in multi-age groups management , and in the organization and educational strategies used in this context; what kind of interactions are established between the children and how these interactions / relationships can influence the children’s learning; We also intend to observe if mixed-age grouping benefits everyone's learning or prejudice to some age group and finally to know about parent’s perspective about mixed-age classrooms. This study was conducted with a mixed method approach, using questionnaires to analyse parents’ opinions, a documentary analysis, and also information, field notes and photographic records collected during a Pre-School Supervised Practice. With this study it was possible to conclude that interactions between children of different ages have benefits to their development not only for younger children but also for the oldest. The educator has a very important role in the management of the group, as well in learning strategies organization in order to guarantee the learning and development of all the children.Mata, LourdesRepositório do ISPACosta, Sofia Correia Soares2021-10-21T15:02:26Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8327202759776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:09Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:09.496818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
title Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
spellingShingle Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
Costa, Sofia Correia Soares
Grupos etários heterogéneos
Desenvolvimento
Interações sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
title_full Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
title_fullStr Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
title_full_unstemmed Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
title_sort Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
author Costa, Sofia Correia Soares
author_facet Costa, Sofia Correia Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Lourdes
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sofia Correia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos etários heterogéneos
Desenvolvimento
Interações sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Grupos etários heterogéneos
Desenvolvimento
Interações sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21T15:02:26Z
2021-07-21T00:00:00Z
2021-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8327
202759776
url http://hdl.handle.net/10400.12/8327
identifier_str_mv 202759776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130123980505088