Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8327 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, |
id |
RCAP_74e0e67deeccbf74edddd3f9da1705ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infânciaGrupos etários heterogéneosDesenvolvimentoInterações sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,O tema do nosso trabalho centra-se na temática dos grupos etários heterogéneos em Pré-Escolar. Com este trabalho pretendemos compreender: qual é o papel do educador numa sala etária heterogénea e de que forma gere o grupo e organiza as dinâmicas neste contexto; que tipo de interações se estabelecem entre as crianças e como é que as interações/relações podem influenciar a aprendizagem das crianças; também pretendemos perceber se a heterogeneidade etária beneficia a aprendizagem de todos ou prejudica alguma faixa etária e por fim saber a perspetiva dos pais sobre as salas etárias heterogéneas. Neste trabalho utilizou-se um estudo de metodologia mista, onde recorremos a questionários para analisar a opinião dos pais, à análise documental, e aos dados recolhidos durante a Prática Supervisionada em Pré-Escolar como notas de campo e registo fotográfico. Com este estudo pudemos concluir que a interação entre crianças de diferentes idades é benéfica no desenvolvimento global para as crianças mais novas e para as crianças mais velhas. O educador tem um papel muito importante na gestão do grupo, bem como na organização das dinâmicas de forma a garantir a aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças.The theme of our work focuses on multi-age grouping in Pre-School classrooms. With this work we intend to understand the role of the kindergarten teachers in multi-age groups management , and in the organization and educational strategies used in this context; what kind of interactions are established between the children and how these interactions / relationships can influence the children’s learning; We also intend to observe if mixed-age grouping benefits everyone's learning or prejudice to some age group and finally to know about parent’s perspective about mixed-age classrooms. This study was conducted with a mixed method approach, using questionnaires to analyse parents’ opinions, a documentary analysis, and also information, field notes and photographic records collected during a Pre-School Supervised Practice. With this study it was possible to conclude that interactions between children of different ages have benefits to their development not only for younger children but also for the oldest. The educator has a very important role in the management of the group, as well in learning strategies organization in order to guarantee the learning and development of all the children.Mata, LourdesRepositório do ISPACosta, Sofia Correia Soares2021-10-21T15:02:26Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8327202759776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:44:09Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:09.496818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
title |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
spellingShingle |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância Costa, Sofia Correia Soares Grupos etários heterogéneos Desenvolvimento Interações sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
title_full |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
title_fullStr |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
title_sort |
Os grupos etários heterogéneos no jardim de infância |
author |
Costa, Sofia Correia Soares |
author_facet |
Costa, Sofia Correia Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Lourdes Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sofia Correia Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos etários heterogéneos Desenvolvimento Interações sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Grupos etários heterogéneos Desenvolvimento Interações sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21T15:02:26Z 2021-07-21T00:00:00Z 2021-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8327 202759776 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8327 |
identifier_str_mv |
202759776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130123980505088 |