Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, João Guilherme Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15680
Resumo: O presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso.
id RCAP_74f0109122e15959516f8a97f78169ac
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosAnáliseAquisição de competênciasAvaliação formativaEducação FísicaClima relacionalInclusãoInvestigaçãoProcesso ensino-aprendizagemReflexãoRetenção escolarAcquisition of competencesAnalysisFormative evaluationFormationInclusionInvestigationPhysical educationSchool retentionRelational climateTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso.This final internship report comes in the context of the analysis and reflection of the pedagogical internship process in Physical Education during the academic year 2016/2017, developed at the D. Maria II Schools Group, at the Gama Barros Elementary and Secondary School, Agualva-Cacém, Sintra. During this report, are presented all the stages of development of the teaching work with the class which the work was developed throughout the year, 11th CT2, as well as with the school community. As for the trainee teacher, I felt a significant evolution in the competences related to the organization and management of learning. The contact with the class was very positive, thanks to a good relational climate and constant learning control, also involving students in the teaching-learning process through formative evaluation. The support in the women's volleyball core was very positive, allowing me not only to acquire more knowledge about the modality, but also allowed me to be proactive and to be able to recruit new athletes to the core, with a well achieved idea, developed with the responsible teacher. In the context of the research we have been confronted with one of the major problems of education, "School Retention", and we have tried to understand the main factors of school failure in order to try to understand what the school and its teachers can do to combat this failure.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaVaz, João Guilherme Gonçalves2018-06-21T14:15:28Z2018-04-272018-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15680TID:201929732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:17.808254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
spellingShingle Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Vaz, João Guilherme Gonçalves
Análise
Aquisição de competências
Avaliação formativa
Educação Física
Clima relacional
Inclusão
Investigação
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Retenção escolar
Acquisition of competences
Analysis
Formative evaluation
Formation
Inclusion
Investigation
Physical education
School retention
Relational climate
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_fullStr Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_full_unstemmed Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
title_sort Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
author Vaz, João Guilherme Gonçalves
author_facet Vaz, João Guilherme Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, João Guilherme Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Aquisição de competências
Avaliação formativa
Educação Física
Clima relacional
Inclusão
Investigação
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Retenção escolar
Acquisition of competences
Analysis
Formative evaluation
Formation
Inclusion
Investigation
Physical education
School retention
Relational climate
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Análise
Aquisição de competências
Avaliação formativa
Educação Física
Clima relacional
Inclusão
Investigação
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Retenção escolar
Acquisition of competences
Analysis
Formative evaluation
Formation
Inclusion
Investigation
Physical education
School retention
Relational climate
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21T14:15:28Z
2018-04-27
2018-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15680
TID:201929732
url http://hdl.handle.net/10400.5/15680
identifier_str_mv TID:201929732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131101316251648