Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15680 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso. |
id |
RCAP_74f0109122e15959516f8a97f78169ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama BarrosAnáliseAquisição de competênciasAvaliação formativaEducação FísicaClima relacionalInclusãoInvestigaçãoProcesso ensino-aprendizagemReflexãoRetenção escolarAcquisition of competencesAnalysisFormative evaluationFormationInclusionInvestigationPhysical educationSchool retentionRelational climateTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso.This final internship report comes in the context of the analysis and reflection of the pedagogical internship process in Physical Education during the academic year 2016/2017, developed at the D. Maria II Schools Group, at the Gama Barros Elementary and Secondary School, Agualva-Cacém, Sintra. During this report, are presented all the stages of development of the teaching work with the class which the work was developed throughout the year, 11th CT2, as well as with the school community. As for the trainee teacher, I felt a significant evolution in the competences related to the organization and management of learning. The contact with the class was very positive, thanks to a good relational climate and constant learning control, also involving students in the teaching-learning process through formative evaluation. The support in the women's volleyball core was very positive, allowing me not only to acquire more knowledge about the modality, but also allowed me to be proactive and to be able to recruit new athletes to the core, with a well achieved idea, developed with the responsible teacher. In the context of the research we have been confronted with one of the major problems of education, "School Retention", and we have tried to understand the main factors of school failure in order to try to understand what the school and its teachers can do to combat this failure.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaVaz, João Guilherme Gonçalves2018-06-21T14:15:28Z2018-04-272018-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15680TID:201929732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:17.808254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
spellingShingle |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros Vaz, João Guilherme Gonçalves Análise Aquisição de competências Avaliação formativa Educação Física Clima relacional Inclusão Investigação Processo ensino-aprendizagem Reflexão Retenção escolar Acquisition of competences Analysis Formative evaluation Formation Inclusion Investigation Physical education School retention Relational climate Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_fullStr |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
title_sort |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros |
author |
Vaz, João Guilherme Gonçalves |
author_facet |
Vaz, João Guilherme Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, João Guilherme Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Aquisição de competências Avaliação formativa Educação Física Clima relacional Inclusão Investigação Processo ensino-aprendizagem Reflexão Retenção escolar Acquisition of competences Analysis Formative evaluation Formation Inclusion Investigation Physical education School retention Relational climate Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Análise Aquisição de competências Avaliação formativa Educação Física Clima relacional Inclusão Investigação Processo ensino-aprendizagem Reflexão Retenção escolar Acquisition of competences Analysis Formative evaluation Formation Inclusion Investigation Physical education School retention Relational climate Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21T14:15:28Z 2018-04-27 2018-04-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15680 TID:201929732 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15680 |
identifier_str_mv |
TID:201929732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131101316251648 |