Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/707 |
Resumo: | O crescente interesse por questões de ordem ética e a atribuição à Escola da responsabilidade de uma formação humana e cívica dos seus alunos, crianças e jovens, torna pertinente uma reflexão sobre a problemática da educação moral. Neste sentido, procura-se fazer uma abordagem das visões do mundo subjacentes a alguns conceitos de moral e de educação moral, bem como situar as perspectivas psicopedagógicas behaviorista e cognitivista. Sendo a área dramática o espaço de intervenção em estudo, confrontam-se, igualmente, as concepções de Aristóteles, baseadas no processo de empatia e de catarse, com as teses de Brecht, a fim de se esboçar uma reflexão sobre algumas modalidades de intervenção pedagógica em desenvolvimento moral através do Drama, entendido este na sua tripla dimensão de narrativa, de representação e de interacção social. |
id |
RCAP_74fb12492b157760a4c203217a5d116c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocosDramaDesenvolvimento moralExpressão dramáticaEducação moralKohlbergO crescente interesse por questões de ordem ética e a atribuição à Escola da responsabilidade de uma formação humana e cívica dos seus alunos, crianças e jovens, torna pertinente uma reflexão sobre a problemática da educação moral. Neste sentido, procura-se fazer uma abordagem das visões do mundo subjacentes a alguns conceitos de moral e de educação moral, bem como situar as perspectivas psicopedagógicas behaviorista e cognitivista. Sendo a área dramática o espaço de intervenção em estudo, confrontam-se, igualmente, as concepções de Aristóteles, baseadas no processo de empatia e de catarse, com as teses de Brecht, a fim de se esboçar uma reflexão sobre algumas modalidades de intervenção pedagógica em desenvolvimento moral através do Drama, entendido este na sua tripla dimensão de narrativa, de representação e de interacção social.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLeitão, Madalena2011-06-16T08:54:15Z2004-072004-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/707porLEITÃO, Madalena (2004) - Drama e desenvolvimento moral: perspectivas, modalidades e alguns equívocos. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X, n.º Especial, p. 189-208.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:17.693729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
title |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
spellingShingle |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos Leitão, Madalena Drama Desenvolvimento moral Expressão dramática Educação moral Kohlberg |
title_short |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
title_full |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
title_fullStr |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
title_full_unstemmed |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
title_sort |
Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos |
author |
Leitão, Madalena |
author_facet |
Leitão, Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drama Desenvolvimento moral Expressão dramática Educação moral Kohlberg |
topic |
Drama Desenvolvimento moral Expressão dramática Educação moral Kohlberg |
description |
O crescente interesse por questões de ordem ética e a atribuição à Escola da responsabilidade de uma formação humana e cívica dos seus alunos, crianças e jovens, torna pertinente uma reflexão sobre a problemática da educação moral. Neste sentido, procura-se fazer uma abordagem das visões do mundo subjacentes a alguns conceitos de moral e de educação moral, bem como situar as perspectivas psicopedagógicas behaviorista e cognitivista. Sendo a área dramática o espaço de intervenção em estudo, confrontam-se, igualmente, as concepções de Aristóteles, baseadas no processo de empatia e de catarse, com as teses de Brecht, a fim de se esboçar uma reflexão sobre algumas modalidades de intervenção pedagógica em desenvolvimento moral através do Drama, entendido este na sua tripla dimensão de narrativa, de representação e de interacção social. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-07 2004-07-01T00:00:00Z 2011-06-16T08:54:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/707 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LEITÃO, Madalena (2004) - Drama e desenvolvimento moral: perspectivas, modalidades e alguns equívocos. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X, n.º Especial, p. 189-208. 0873-0504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130779251376128 |