Os processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos em tempo de estudo autónomo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14509 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Os processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos em tempo de estudo autónomoTempo de estudo autónomoPlano individual de trabalhoDiferenciação pedagógicaAutorregulação da aprendizagemAutonomous study timeIndividual work planPedagogical differentiationSelf-assessment learningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada numa turma de 2.º ano do 1.º CEB de um estabelecimento de ensino público na cidade de Lisboa. A investigação teve como principal objetivo o estudo dos processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos em TEA. Neste sentido, configuraram-se como objetivos específicos do estudo: i) Descrever as conceções da OC sobre os processos de autorregulação da aprendizagem em TEA; ii) Descrever as conceções dos alunos sobre os processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos em Tempo de Estudo Autónomo (início do processo de intervenção pedagógica); iii) Comparar as perspetivas da Orientadora Cooperante e dos alunos sobre os processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos em TEA; iv) Descrever as conceções dos alunos sobre a autorregulação das aprendizagens em TEA (final do processo de intervenção pedagógica). Em conformidade com os objetos de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, com procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o focus group e a observação participante. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram observar que, a participação dos alunos nos processos de regulação da aprendizagem, em TEA, contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia, responsabilização, e para a compreensão progressiva das finalidades desta rotina, adquirindo uma consciencialização na regulação dos seus percursos de aprendizagem.ABSTRACT The present report arises in the context of the subject of Supervised Teaching Practice II, integrated in master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work integrates the description, analysis and reflection of pedagogic practices of teaching supervised and experienced in 1st and 2nd CEB as well as an investigation performed in a 2nd year class of the 1st CEB of a public school in Lisbon. The primary goal of the investigation was the study of the self-regulated processes of the students learned skills in AST. In this sense, they are configured as specific objectives of the study: i) describe the cooperative counselor's conceptions about the processes of self-regulation of learning in Autonomous Study Time (AST); ii) describe students' conceptions about the self-regulation processes of student learning in AST (beginning of the pedagogical intervention process); iii) compare the cooperative counselor's and students' perspectives on the self-regulation processes of student learning in AST; iv) describe students' conceptions about self-regulation of learning in AST (end of the pedagogical intervention process). In accordance with the object of study, a qualitative interpretative methodology was used, with procedures close to the research-action methodology, using semi-structured interviews, focus group and participant observation as data collection techniques. The data processing was carried out using content analysis. The results of the study allowed us to observe that the participation of students in the processes of learning regulation, in AST, they contribute to the development of competences of autonomy, responsibility and to the progressive understanding of the purposes of this routine, acquiring an awareness in the regulation of their learning paths.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosMestre, LuísRCIPLFernandes, Luísa Margarida Videira2022-03-22T10:12:44Z2021-07-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14509TID:202938840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.267366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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