Novos saberes e novas competências dos professores. A Supervisão pedagógica no contexto de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Elvira do Couto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1404
Resumo: Com este projeto de investigação pretende-se aferir em que medida os novos saberes e novas competências, exigidas aos professores, podem potenciar um uso mais generalizado das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ato de ensino. Este estudo enquadra-se num paradigma naturalista de matriz predominantemente qualitativa e numa abordagem interpretativa com contornos de estudo exploratório e design de estudo de um caso. Os recursos humanos envolvidos são os docentes de uma escola secundária do Grande Porto, na qual a investigadora leciona. Encontra-se dividido em quatro partes: enquadramento teórico; enquadramento metodológico; apresentação e discussão dos dados da investigação e a implementação de uma COP (Comunidade de Práticas), envolvendo a investigadora e 20 docentes e que integrou um curso de 25 horas acreditado junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Como referencial teórico, trabalhamos os grandes desafios que se colocam à escola e à (re)construção da profissionalidade docente neste século XXI, numa partilha de conhecimento apoiada e mediada pelas TIC, em que os profissionais e a instituição têm de interagir, com um olhar cada vez mais (re)construído sobre a realidade, socorrendo-se da trilogia proposta por Dewey (1989): abertura de espírito, responsabilidade e entusiasmo. Os métodos de recolha de dados privilegiados foram a análise documental, o inquérito por entrevista, o inquérito por questionário e a observação participante. Os resultados deste estudo apontam para a existência de uma relação entre a dinâmica organizacional na promoção e incentivo na utilização das TIC e os recursos pedagógicos e didáticos utilizados pelos professores. Quanto aos estilos de utilização do espaço virtual, destacam-se os estilos de seleção e pesquisa e o participativo, em detrimento dos estilos de conceção e planeamento e do da ação concreta. Em termos organizacionais já foi possível identificar mudanças de algumas práticas, resultantes da implementação da Comunidade de Práticas (COP) em finais do ano letivo anterior, embora a utilização do computador predomine sobre o uso de outros recursos e meios tecnológicos. Abstrat: With this research project it is intended to assess in what extend new knowledge and new skills, required to teachers, can enhance a more generalized use of ICT (Information and Communications Technology) in the act of teaching. This essay falls within a naturalistic paradigm with a primarily qualitative pattern and within an interpretative approach with an exploratory study and case study outlines. The human resources involved are the teachers of a high school from Oporto metropolitan area, where the researcher teaches. It is divided in four sections: theoretical background; methodological framework; research data presentation and discussion and the implementation of a CoP (Community of Practice) involving the researcher and 20 teachers which incorporated a 25 hour course accredited by the Conselho Científico-Pedagógico under the Formação Contínua. As a theoretical framework we worked the great challenges that are placed to the school and to the (re)construction of the teachers’ professionality in this XXI century, with a knowledge sharing supported and mediated by ICT, in which the professionals and the institution have to interact with a perspective that is increasingly (re)built upon reality, bailing on the trilogy proposed by Dewey (1989): broadmindedness, responsibility and enthusiasm. The preferred methods used in data collection were the document analysis, the interview survey, the questionnaire survey and the participant observation. This essay’s results point to the existence of a relationship between the organizational dynamics in promoting and encouraging the use of ICT and the educational and didactic resources used by teachers. As for the cyberspace modes we highlight the search and research and the participative modes, rather than the structure and planing and the concrete action modes. In organizational terms it is already possible to identify changes in some practices resulting from implementing CoP in late last school year, although computer use prevails over the use of other technological means and resources.
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Encontra-se dividido em quatro partes: enquadramento teórico; enquadramento metodológico; apresentação e discussão dos dados da investigação e a implementação de uma COP (Comunidade de Práticas), envolvendo a investigadora e 20 docentes e que integrou um curso de 25 horas acreditado junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Como referencial teórico, trabalhamos os grandes desafios que se colocam à escola e à (re)construção da profissionalidade docente neste século XXI, numa partilha de conhecimento apoiada e mediada pelas TIC, em que os profissionais e a instituição têm de interagir, com um olhar cada vez mais (re)construído sobre a realidade, socorrendo-se da trilogia proposta por Dewey (1989): abertura de espírito, responsabilidade e entusiasmo. Os métodos de recolha de dados privilegiados foram a análise documental, o inquérito por entrevista, o inquérito por questionário e a observação participante. 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This essay falls within a naturalistic paradigm with a primarily qualitative pattern and within an interpretative approach with an exploratory study and case study outlines. The human resources involved are the teachers of a high school from Oporto metropolitan area, where the researcher teaches. It is divided in four sections: theoretical background; methodological framework; research data presentation and discussion and the implementation of a CoP (Community of Practice) involving the researcher and 20 teachers which incorporated a 25 hour course accredited by the Conselho Científico-Pedagógico under the Formação Contínua. As a theoretical framework we worked the great challenges that are placed to the school and to the (re)construction of the teachers’ professionality in this XXI century, with a knowledge sharing supported and mediated by ICT, in which the professionals and the institution have to interact with a perspective that is increasingly (re)built upon reality, bailing on the trilogy proposed by Dewey (1989): broadmindedness, responsibility and enthusiasm. The preferred methods used in data collection were the document analysis, the interview survey, the questionnaire survey and the participant observation. This essay’s results point to the existence of a relationship between the organizational dynamics in promoting and encouraging the use of ICT and the educational and didactic resources used by teachers. As for the cyberspace modes we highlight the search and research and the participative modes, rather than the structure and planing and the concrete action modes. 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