Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Rute Gouveia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1127
Resumo: Desde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo.
id RCAP_50219dcc501adfcf496998e6eb13455e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtualSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e comunicação (TIC)Ensino--aprendizagemDesde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo.Historically, educational dynamism has been associated with the (re) discovery of strategies to the (re) definition of methodologies, focusing on several projects, programs, initiatives, among others, to improve the quality of teaching. Trying and introducing changes in pedagogical practice, is a way of trying to improve students learning. With this study, we propose to present a case study with qualitative and quantitative data, supporting a non-directive teaching, using an educational practice that used the (new) technologies applied to the classroom as a tool for knowledge and therefore present the relevance of new thinking about new ways of teaching and learning / teaching. With the growing proliferation of technologies, is expected today to take advantage of these conditions in the teaching / learning. The use of interactive resources in the process can be a great help as it allows students to learn in this information society we are existing in. Once we live in the click generation, how Perrenoud (2000) supports, the school cannot remain indifferent to these new changes. These changes require, with no doubts, new conceptions of the activity of teachers, making us more reflexive and involved teachers with the renewed educational practices, as evidenced in this study.2012-04-17T10:19:06Z2013-05-20T14:05:25Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1127porLourenço, Ana Rute Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.830682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
title Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
spellingShingle Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
Lourenço, Ana Rute Gouveia
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Ensino--aprendizagem
title_short Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
title_full Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
title_fullStr Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
title_full_unstemmed Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
title_sort Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
author Lourenço, Ana Rute Gouveia
author_facet Lourenço, Ana Rute Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Rute Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Ensino--aprendizagem
topic Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Ensino--aprendizagem
description Desde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01T00:00:00Z
2011-09
2012-04-17T10:19:06Z
2013-05-20T14:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1127
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619987030016