A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Joana Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1129
Resumo: A Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de partilha de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva. Esta revolução tecnológica veio trazer mais facilidade na rapidez de armazenamento de conteúdos, tornando-a num ambiente social, acessível a todos os utilizadores, porque é um espaço onde se pode modificar e controlar a informação de acordo com os interesses e necessidades. Esta investigação tem em conta a utilização de algumas ferramentas Web 2.0, respondendo à necessidade da sua introdução nas atividades letivas e de acordo com um plano tecnológico que prevê a sua integração na maioria das escolas portuguesas. Foram estas características que nos levaram à exploração deste ambiente no contexto da presente investigação. Para o efeito, foi concebido e validado um inquérito por questionário, enviado através do Google Docs a todos os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, em exercício no ano letivo 2010/2011 do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. Foram preenchidos quarenta e três questionários. Os resultados comprovam que 50% dos professores não conhece a designação Web 2.0 e pouco integram as ferramentas Web 2.0 nas suas práticas letivas. Os motivos que estão na base destas lacunas de conhecimento, são a falta de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
id RCAP_1ef94aff1f24f66e1ef06a7150e8e165
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básicoSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e comunicação (TIC)A Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de partilha de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva. Esta revolução tecnológica veio trazer mais facilidade na rapidez de armazenamento de conteúdos, tornando-a num ambiente social, acessível a todos os utilizadores, porque é um espaço onde se pode modificar e controlar a informação de acordo com os interesses e necessidades. Esta investigação tem em conta a utilização de algumas ferramentas Web 2.0, respondendo à necessidade da sua introdução nas atividades letivas e de acordo com um plano tecnológico que prevê a sua integração na maioria das escolas portuguesas. Foram estas características que nos levaram à exploração deste ambiente no contexto da presente investigação. Para o efeito, foi concebido e validado um inquérito por questionário, enviado através do Google Docs a todos os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, em exercício no ano letivo 2010/2011 do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. Foram preenchidos quarenta e três questionários. Os resultados comprovam que 50% dos professores não conhece a designação Web 2.0 e pouco integram as ferramentas Web 2.0 nas suas práticas letivas. Os motivos que estão na base destas lacunas de conhecimento, são a falta de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).Web 2.0 has emerged as a way to describe the second generation World Wide Web, where a privileged space for interaction, collaboration, sharing of information and global communications, encouraging a collective intelligence. This technological revolution has brought more easily on the speed of content storage, making it a social environment, accessible to all users, because it is a space where you can modify and control the information in accordance with the interests and needs. This research takes into account the use of some Web 2.0 tools, answering the need for its introduction into collective and activities according to a technology plan that provides for their integration in the majority of Portuguese schools. It was these characteristics that led us to explore this environment in the context of this investigation. For this purpose it was designed and validated a questionnaire sent through Google Docs to all teachers of the 1st cycle of Basic Education, in exercise during the school year 2010/2011 the Group of Schools of the Siege of Oporto. Forty-three were filled questionnaires. The results show that 50% of teachers do not know the name and just integrate Web 2.0 Web 2.0 tools in their teaching practice. The reasons that underlie these knowledge gaps are the lack of training in the area of Information and Communication Technologies (ICT).2012-04-11T16:52:53Z2013-05-20T14:05:26Z2011-10-01T00:00:00Z2011-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1129porPinto, Maria Joana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.924362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
title A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
Pinto, Maria Joana Teixeira
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title_short A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
author Pinto, Maria Joana Teixeira
author_facet Pinto, Maria Joana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Joana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
topic Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
description A Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de partilha de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva. Esta revolução tecnológica veio trazer mais facilidade na rapidez de armazenamento de conteúdos, tornando-a num ambiente social, acessível a todos os utilizadores, porque é um espaço onde se pode modificar e controlar a informação de acordo com os interesses e necessidades. Esta investigação tem em conta a utilização de algumas ferramentas Web 2.0, respondendo à necessidade da sua introdução nas atividades letivas e de acordo com um plano tecnológico que prevê a sua integração na maioria das escolas portuguesas. Foram estas características que nos levaram à exploração deste ambiente no contexto da presente investigação. Para o efeito, foi concebido e validado um inquérito por questionário, enviado através do Google Docs a todos os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, em exercício no ano letivo 2010/2011 do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. Foram preenchidos quarenta e três questionários. Os resultados comprovam que 50% dos professores não conhece a designação Web 2.0 e pouco integram as ferramentas Web 2.0 nas suas práticas letivas. Os motivos que estão na base destas lacunas de conhecimento, são a falta de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01T00:00:00Z
2011-10
2012-04-11T16:52:53Z
2013-05-20T14:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1129
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619990175744