Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marilene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Di Grado Hessel, Ana Maria, José M. Mathias, Maria Ot´ília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25874
Resumo: No acolhimento de diversificados estudos, conseguimos elaborar um retrato atual da realidade do âmbito educacional pelas lentes dos projetos e das pesquisas no campo da educação. Alguns deles ainda mostraram as experiências vividas por conta da CoViD-19, bem como se lançaram a cultivar processos e novas interações com o que se pode considerar como “tomar novos rumos”, fazer profundas revisões e retomada de ações. Então, o momento dessa publicação é bastante relevante e adequado, pois ainda há muito do que se beneficiar desses artigos para pesquisas presentes e futuras. Em um curto espaço de tempo houve muita aprendizagem, tanto para quem pesquisa quanto para quem ensina. O presente número traz as temáticas tratadas no âmbito da escola básica e educação infantil. Inclui 16 artigos que tratam de práticas, pesquisas que se apoiam no uso de novas metodologias, usos de tecnologias digitais educacionais, aparando uma variedade de assuntos relacionados ao bullying, autismo, altas capacidades dos estudantes, bem como temas relacionados às experiências educacionais realizadas no período pandêmico, os quais ainda necessitam de avaliações e discussão das aprendizagens, entre outros aspectos, que principalmente buscam soluções em projetos inovadores para o referido contexto.
id RCAP_7508321278359222cdcccf96e4e503a6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na AprendizagemArtigosNo acolhimento de diversificados estudos, conseguimos elaborar um retrato atual da realidade do âmbito educacional pelas lentes dos projetos e das pesquisas no campo da educação. Alguns deles ainda mostraram as experiências vividas por conta da CoViD-19, bem como se lançaram a cultivar processos e novas interações com o que se pode considerar como “tomar novos rumos”, fazer profundas revisões e retomada de ações. Então, o momento dessa publicação é bastante relevante e adequado, pois ainda há muito do que se beneficiar desses artigos para pesquisas presentes e futuras. Em um curto espaço de tempo houve muita aprendizagem, tanto para quem pesquisa quanto para quem ensina. O presente número traz as temáticas tratadas no âmbito da escola básica e educação infantil. Inclui 16 artigos que tratam de práticas, pesquisas que se apoiam no uso de novas metodologias, usos de tecnologias digitais educacionais, aparando uma variedade de assuntos relacionados ao bullying, autismo, altas capacidades dos estudantes, bem como temas relacionados às experiências educacionais realizadas no período pandêmico, os quais ainda necessitam de avaliações e discussão das aprendizagens, entre outros aspectos, que principalmente buscam soluções em projetos inovadores para o referido contexto.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25874por1646-2335Garcia, MarileneDi Grado Hessel, Ana MariaJosé M. Mathias, Maria Ot´íliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.768005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
title Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
spellingShingle Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
Garcia, Marilene
Artigos
title_short Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
title_full Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
title_fullStr Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
title_full_unstemmed Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
title_sort Editorial - Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas Atuais e seus Impactos na Aprendizagem
author Garcia, Marilene
author_facet Garcia, Marilene
Di Grado Hessel, Ana Maria
José M. Mathias, Maria Ot´ília
author_role author
author2 Di Grado Hessel, Ana Maria
José M. Mathias, Maria Ot´ília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marilene
Di Grado Hessel, Ana Maria
José M. Mathias, Maria Ot´ília
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No acolhimento de diversificados estudos, conseguimos elaborar um retrato atual da realidade do âmbito educacional pelas lentes dos projetos e das pesquisas no campo da educação. Alguns deles ainda mostraram as experiências vividas por conta da CoViD-19, bem como se lançaram a cultivar processos e novas interações com o que se pode considerar como “tomar novos rumos”, fazer profundas revisões e retomada de ações. Então, o momento dessa publicação é bastante relevante e adequado, pois ainda há muito do que se beneficiar desses artigos para pesquisas presentes e futuras. Em um curto espaço de tempo houve muita aprendizagem, tanto para quem pesquisa quanto para quem ensina. O presente número traz as temáticas tratadas no âmbito da escola básica e educação infantil. Inclui 16 artigos que tratam de práticas, pesquisas que se apoiam no uso de novas metodologias, usos de tecnologias digitais educacionais, aparando uma variedade de assuntos relacionados ao bullying, autismo, altas capacidades dos estudantes, bem como temas relacionados às experiências educacionais realizadas no período pandêmico, os quais ainda necessitam de avaliações e discussão das aprendizagens, entre outros aspectos, que principalmente buscam soluções em projetos inovadores para o referido contexto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.25874
url https://doi.org/10.25755/int.25874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951967571968