A Mediação Pedagógica como Prática de Acolhimento e Aprendizagem no Ensino Superior no Contexto Pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kelly Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: , Gabriel Silva Xavier Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25168
Resumo: No contexto da pandemia de CoViD-19, a reestruturação social baseada em práticas de distanciamento social provocou mudanças na formação educacional e na forma de interagir com outras pessoas consolidando as tecnologias de comunicação digitais como alternativas não somente para redesenhar processos de ensino e aprendizagem como também para assegurar segurança e sobrevivência. Nesse cenário, esta pesquisa propõe reflexões a partir de um projeto chamado Professor Mediador, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior no contexto de ensino não-presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que tem como objetivo avaliar o impacto do projeto nas rotinas de retomada às aulas neste formato em um período de excepcionalidade. Para isso, foram coletados depoimentos de 10 estudantes do curso de Licenciatura em Física, participantes do projeto, por meio de um formulário on-line respondido pelos alunos e analisados à luz da perspectiva Histórico-Cultural, especialmente com os conceitos de Mediação, Emoção e Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP, segundo Vygotsky. Apesar de todos os entraves que se instauram no período de excepcionalidade, os dados coletados evidenciam o impacto do projeto como estratégia de acesso e permanência na formação superior, ao elencar suas contribuições em termos de: disposição para o diálogo, resolução de conflitos, acolhimento e bem-estar dos alunos. Para além disso, as práticas de mediação de aprendizagem imbricadas no projeto apresentam grande potencial aplicável tanto na retomada das aulas presenciais quanto em projetos pedagógicos diversos como catalisador de práticas educacionais, por considerar as especificidades históricas, sociais e culturais dos discentes a despeito da modalidade educacional.
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