Utilização da energia de um veículo elétrico para abastecer uma residência no horário de ponta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11518 |
Resumo: | Com uma tarifa horária diferenciada, o preço da energia elétrica é mais barato durante a madrugada, nos chamados horários de vazio, e mais caro no final da tarde, no horário de ponta. Se não for possível evitar o consumo nos horários mais caros, uma alternativa é a de se comprar a energia durante o horário de vazio, armazená-la em uma bateria e devolvê-la à rede na ponta. Um dos componentes mais importantes dos veículos elétricos é justamente sua bateria, que é o equipamento responsável por armazenar energia necessária para sua utilização. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade econômica da utilização da energia disponível na bateria de um veículo elétrico para abastecer uma residência durante o horário de ponta. Através de simulações verificou-se que para alguns modelos/tipos de veículos, o sistema é economicamente viável. Para os proprietários de veículos híbridos, o sistema só é vantajoso se suas necessidades de condução diária forem muito pequenas. Já para os donos de veículos 100% elétricos, esse sistema pode trazer um retorno financeiro que justifica sua utilização. |
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Utilização da energia de um veículo elétrico para abastecer uma residência no horário de pontaVeículo ElétricoBateriasCompensação EnergéticaElectric VehicleBatteriesEnergy CompensationCom uma tarifa horária diferenciada, o preço da energia elétrica é mais barato durante a madrugada, nos chamados horários de vazio, e mais caro no final da tarde, no horário de ponta. Se não for possível evitar o consumo nos horários mais caros, uma alternativa é a de se comprar a energia durante o horário de vazio, armazená-la em uma bateria e devolvê-la à rede na ponta. Um dos componentes mais importantes dos veículos elétricos é justamente sua bateria, que é o equipamento responsável por armazenar energia necessária para sua utilização. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade econômica da utilização da energia disponível na bateria de um veículo elétrico para abastecer uma residência durante o horário de ponta. Através de simulações verificou-se que para alguns modelos/tipos de veículos, o sistema é economicamente viável. Para os proprietários de veículos híbridos, o sistema só é vantajoso se suas necessidades de condução diária forem muito pequenas. Já para os donos de veículos 100% elétricos, esse sistema pode trazer um retorno financeiro que justifica sua utilização.With a different hourly rate, the price of electricity is cheaper during the night, in so-called empty hours, and more expensive in the late afternoon, at peak hours. If you cannot avoid the consume in the most expensive periods, an alternative is to buy energy in the empty hour, store it in a battery and return it to the network at the peak hour. One of the most important components of electric vehicles is precisely its battery, which is the unit responsible for storing energy required for their use. This paper presents a study on the economic viability of the available energy stored in the battery of an electric vehicle to supply a residence during peak hours. Through simulations it was found that for some models/types of vehicles, the system is economically viable. For owners of hybrid vehicles, the system is only advantageous if their daily driving needs are very small. For the owners of 100% electric vehicles, this system can bring a financial return that justifies their use.Dias, Fernando Maurício Teixeira de SousaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Horst Huldreish Ardila Hamada2018-05-08T09:47:56Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11518TID:201882027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:53.052074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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