O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38230 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, que se insere no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, e tem como objetivo descrever as competências adquiridas em contexto de Serviço de Medicina Intensiva e em Serviço de Urgência, através de uma análise crítico-reflexiva. A reflexão inicial sobre as competências adquiridas anteriormente - no primeiro contacto com o doente crítico - tornou-se essencial, uma vez que permitiu o reconhecimento de problemas de especial complexidade, a análise crítica dos resultados encontrados, bem como a capacidade de diagnóstico e juízo clínico. O Serviço de Medicina Intensiva caracteriza-se por ser um serviço dotado de equipamentos que provocam algum ruído de fundo. Estes níveis exagerados de ruído prejudicam a pessoa doente, contribuindo para o aumento do delírio e para a diminuição da qualidade do sono, pelo que se tornou pertinente investigar a intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar da pessoa em situação crítica. Durante a passagem pelo Serviço de Medicina Intensiva e pelo Serviço de Urgência desenvolveram-se competências ao nível do cuidar do doente crítico, nomeadamente, competências comunicacionais não-verbais, que alicerçadas ao estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e a sua família, tornam-se fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade; competências a nível da gestão dos cuidados e recursos - inerentes à necessidade de promover ambientes de prática de Enfermagem favoráveis; competências a nível da promoção de estratégias de prevenção e controlo de infeção, e também ao nível do domínio das aprendizagens - sendo promotora da mudança e agente ativa no campo de investigação ao produzir trabalhos científicos, partilhando os resultados com as equipas. Foi um percurso bastante enriquecedor com implicações a nível profissional, contribuindo para a minha capacidade crítico-reflexiva, reforçando a importância da relação teóricoprática e da valorização das necessidades plurais do doente, sempre respeitando uma visão biopsicossocial. |
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O processo de aprendizagem para um cuidar especializadoThe learning process for specialized careEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaCcompetência comumCompetência específicaSpecialist nurseCommon competenceSpecific competenceDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, que se insere no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, e tem como objetivo descrever as competências adquiridas em contexto de Serviço de Medicina Intensiva e em Serviço de Urgência, através de uma análise crítico-reflexiva. A reflexão inicial sobre as competências adquiridas anteriormente - no primeiro contacto com o doente crítico - tornou-se essencial, uma vez que permitiu o reconhecimento de problemas de especial complexidade, a análise crítica dos resultados encontrados, bem como a capacidade de diagnóstico e juízo clínico. O Serviço de Medicina Intensiva caracteriza-se por ser um serviço dotado de equipamentos que provocam algum ruído de fundo. Estes níveis exagerados de ruído prejudicam a pessoa doente, contribuindo para o aumento do delírio e para a diminuição da qualidade do sono, pelo que se tornou pertinente investigar a intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar da pessoa em situação crítica. Durante a passagem pelo Serviço de Medicina Intensiva e pelo Serviço de Urgência desenvolveram-se competências ao nível do cuidar do doente crítico, nomeadamente, competências comunicacionais não-verbais, que alicerçadas ao estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e a sua família, tornam-se fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade; competências a nível da gestão dos cuidados e recursos - inerentes à necessidade de promover ambientes de prática de Enfermagem favoráveis; competências a nível da promoção de estratégias de prevenção e controlo de infeção, e também ao nível do domínio das aprendizagens - sendo promotora da mudança e agente ativa no campo de investigação ao produzir trabalhos científicos, partilhando os resultados com as equipas. Foi um percurso bastante enriquecedor com implicações a nível profissional, contribuindo para a minha capacidade crítico-reflexiva, reforçando a importância da relação teóricoprática e da valorização das necessidades plurais do doente, sempre respeitando uma visão biopsicossocial.This report is part of the curricular unit "Final Internship and Report", which is part of the Master's Degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Critical Care Patients. The main objective is to describe the skills acquired in the context of an intensive care unit and in an emergency service, through a critical-reflective analysis. The initial reflection on the skills acquired previously - in the first contact with the critically patient - became essential, since it allowed the recognition of problems of special complexity, the critical analysis of the results found, as well as the capacity for diagnosis and clinical judgement. The intensive care unit is characterized by being a very noisy service. These exaggerated levels of noise harm the patient, contributing to an increase in delirium and decrease in the quality of sleep. Therefore, it was pertinent to investigate the intervention of specialist nurses, in promoting the well-being of the person in a critical situation. During the passage through the intensive care, and emergency service, skills were developed in terms of caring for critically patients, namely: non-verbal communication skills which, based on the establishment of a therapeutic relationship with the patient and his/her family, become essential for the provision of quality care; care and resource management skills - inherent to the need to promote favorable nursing practice environments; skills in the promotion of infection prevention and control strategies, and also in terms of the domain of learning - being a promoter of change and active agent in the field of research by producing scientific works, sharing the results with the teams. It was a very enriching journey, with implications at professional level, contributing to my critical-reflective ability, reinforcing the importance of the theoretical-practical relationship, and of valuing the patient’s plural needs, always respecting a biopsychosocial vision.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira2022-07-15T14:46:13Z2022-06-302022-032022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38230TID:203035500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:38:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:38:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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