O processo de aprendizagem para um cuidar especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38230
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, que se insere no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, e tem como objetivo descrever as competências adquiridas em contexto de Serviço de Medicina Intensiva e em Serviço de Urgência, através de uma análise crítico-reflexiva. A reflexão inicial sobre as competências adquiridas anteriormente - no primeiro contacto com o doente crítico - tornou-se essencial, uma vez que permitiu o reconhecimento de problemas de especial complexidade, a análise crítica dos resultados encontrados, bem como a capacidade de diagnóstico e juízo clínico. O Serviço de Medicina Intensiva caracteriza-se por ser um serviço dotado de equipamentos que provocam algum ruído de fundo. Estes níveis exagerados de ruído prejudicam a pessoa doente, contribuindo para o aumento do delírio e para a diminuição da qualidade do sono, pelo que se tornou pertinente investigar a intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar da pessoa em situação crítica. Durante a passagem pelo Serviço de Medicina Intensiva e pelo Serviço de Urgência desenvolveram-se competências ao nível do cuidar do doente crítico, nomeadamente, competências comunicacionais não-verbais, que alicerçadas ao estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e a sua família, tornam-se fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade; competências a nível da gestão dos cuidados e recursos - inerentes à necessidade de promover ambientes de prática de Enfermagem favoráveis; competências a nível da promoção de estratégias de prevenção e controlo de infeção, e também ao nível do domínio das aprendizagens - sendo promotora da mudança e agente ativa no campo de investigação ao produzir trabalhos científicos, partilhando os resultados com as equipas. Foi um percurso bastante enriquecedor com implicações a nível profissional, contribuindo para a minha capacidade crítico-reflexiva, reforçando a importância da relação teóricoprática e da valorização das necessidades plurais do doente, sempre respeitando uma visão biopsicossocial.
id RCAP_750ccfc5cdebeb970874eb27e6a08ad1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de aprendizagem para um cuidar especializadoThe learning process for specialized careEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaCcompetência comumCompetência específicaSpecialist nurseCommon competenceSpecific competenceDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, que se insere no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, e tem como objetivo descrever as competências adquiridas em contexto de Serviço de Medicina Intensiva e em Serviço de Urgência, através de uma análise crítico-reflexiva. A reflexão inicial sobre as competências adquiridas anteriormente - no primeiro contacto com o doente crítico - tornou-se essencial, uma vez que permitiu o reconhecimento de problemas de especial complexidade, a análise crítica dos resultados encontrados, bem como a capacidade de diagnóstico e juízo clínico. O Serviço de Medicina Intensiva caracteriza-se por ser um serviço dotado de equipamentos que provocam algum ruído de fundo. Estes níveis exagerados de ruído prejudicam a pessoa doente, contribuindo para o aumento do delírio e para a diminuição da qualidade do sono, pelo que se tornou pertinente investigar a intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar da pessoa em situação crítica. Durante a passagem pelo Serviço de Medicina Intensiva e pelo Serviço de Urgência desenvolveram-se competências ao nível do cuidar do doente crítico, nomeadamente, competências comunicacionais não-verbais, que alicerçadas ao estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e a sua família, tornam-se fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade; competências a nível da gestão dos cuidados e recursos - inerentes à necessidade de promover ambientes de prática de Enfermagem favoráveis; competências a nível da promoção de estratégias de prevenção e controlo de infeção, e também ao nível do domínio das aprendizagens - sendo promotora da mudança e agente ativa no campo de investigação ao produzir trabalhos científicos, partilhando os resultados com as equipas. Foi um percurso bastante enriquecedor com implicações a nível profissional, contribuindo para a minha capacidade crítico-reflexiva, reforçando a importância da relação teóricoprática e da valorização das necessidades plurais do doente, sempre respeitando uma visão biopsicossocial.This report is part of the curricular unit "Final Internship and Report", which is part of the Master's Degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Critical Care Patients. The main objective is to describe the skills acquired in the context of an intensive care unit and in an emergency service, through a critical-reflective analysis. The initial reflection on the skills acquired previously - in the first contact with the critically patient - became essential, since it allowed the recognition of problems of special complexity, the critical analysis of the results found, as well as the capacity for diagnosis and clinical judgement. The intensive care unit is characterized by being a very noisy service. These exaggerated levels of noise harm the patient, contributing to an increase in delirium and decrease in the quality of sleep. Therefore, it was pertinent to investigate the intervention of specialist nurses, in promoting the well-being of the person in a critical situation. During the passage through the intensive care, and emergency service, skills were developed in terms of caring for critically patients, namely: non-verbal communication skills which, based on the establishment of a therapeutic relationship with the patient and his/her family, become essential for the provision of quality care; care and resource management skills - inherent to the need to promote favorable nursing practice environments; skills in the promotion of infection prevention and control strategies, and also in terms of the domain of learning - being a promoter of change and active agent in the field of research by producing scientific works, sharing the results with the teams. It was a very enriching journey, with implications at professional level, contributing to my critical-reflective ability, reinforcing the importance of the theoretical-practical relationship, and of valuing the patient’s plural needs, always respecting a biopsychosocial vision.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira2022-07-15T14:46:13Z2022-06-302022-032022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38230TID:203035500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:09.873632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
The learning process for specialized care
title O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
spellingShingle O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
Pinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira
Enfermeiro especialista
Pessoa em situação crítica
Ccompetência comum
Competência específica
Specialist nurse
Common competence
Specific competence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
title_full O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
title_fullStr O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
title_sort O processo de aprendizagem para um cuidar especializado
author Pinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira
author_facet Pinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Amélia Dias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Inês Maria Castro Moutinho Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiro especialista
Pessoa em situação crítica
Ccompetência comum
Competência específica
Specialist nurse
Common competence
Specific competence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Enfermeiro especialista
Pessoa em situação crítica
Ccompetência comum
Competência específica
Specialist nurse
Common competence
Specific competence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, que se insere no Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, e tem como objetivo descrever as competências adquiridas em contexto de Serviço de Medicina Intensiva e em Serviço de Urgência, através de uma análise crítico-reflexiva. A reflexão inicial sobre as competências adquiridas anteriormente - no primeiro contacto com o doente crítico - tornou-se essencial, uma vez que permitiu o reconhecimento de problemas de especial complexidade, a análise crítica dos resultados encontrados, bem como a capacidade de diagnóstico e juízo clínico. O Serviço de Medicina Intensiva caracteriza-se por ser um serviço dotado de equipamentos que provocam algum ruído de fundo. Estes níveis exagerados de ruído prejudicam a pessoa doente, contribuindo para o aumento do delírio e para a diminuição da qualidade do sono, pelo que se tornou pertinente investigar a intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar da pessoa em situação crítica. Durante a passagem pelo Serviço de Medicina Intensiva e pelo Serviço de Urgência desenvolveram-se competências ao nível do cuidar do doente crítico, nomeadamente, competências comunicacionais não-verbais, que alicerçadas ao estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e a sua família, tornam-se fundamentais para a prestação de cuidados de qualidade; competências a nível da gestão dos cuidados e recursos - inerentes à necessidade de promover ambientes de prática de Enfermagem favoráveis; competências a nível da promoção de estratégias de prevenção e controlo de infeção, e também ao nível do domínio das aprendizagens - sendo promotora da mudança e agente ativa no campo de investigação ao produzir trabalhos científicos, partilhando os resultados com as equipas. Foi um percurso bastante enriquecedor com implicações a nível profissional, contribuindo para a minha capacidade crítico-reflexiva, reforçando a importância da relação teóricoprática e da valorização das necessidades plurais do doente, sempre respeitando uma visão biopsicossocial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15T14:46:13Z
2022-06-30
2022-03
2022-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/38230
TID:203035500
url http://hdl.handle.net/10400.14/38230
identifier_str_mv TID:203035500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132035208445952