Desenvolvimento de competências especializadas na assistência à pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41346 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e pretende relatar o percurso académico realizado nos dois contextos de estágio da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, evidenciando o processo de aquisição das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista, tendo em conta os quatro domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os contextos de estágio consistiram num Serviço de Urgência e num Serviço de Medicina Intensiva, nos quais foi possível refletir e adquirir conhecimentos e prática em Enfermagem Médico-Cirúrgica face à Pessoa em Situação Crítica. Relativamente às competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional, ética e legal, desenvolvi estratégias de tomadas de decisões tendo em conta os princípios, valores e normas deontológicas. No domínio da qualidade, criou-se estratégias de forma a consolidar e promover a segurança e qualidade na prestação dos cuidados. Na gestão de cuidados de enfermagem, refleti sobre a importância do enfermeiro especialista e da gestão dos cuidados de saúde perante os recursos existentes. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, procurei refletir sobre a necessidade do Enfermeiro Especialista ter que adquirir a capacidade de aplicar e demonstrar conhecimentos específicos de forma contínua e baseados em fundamentação científica. Ao longo desta unidade curricular foi realizado uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções de enfermagem na prevenção da pneumonia associada ao ventilador, tendo por base a norma 021/2015 da Direção Geral de Saúde relativamente ao Feixes de Intervenções para a Prevenção da Pneumonia associada à Intubação. |
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Desenvolvimento de competências especializadas na assistência à pessoa em situação críticaDevelopment of specialized skills in assistance to people in critical situationsEnfermagem médico-cirúrgicaEnfermeiro especialistaPessoa em situação criticaCompetências comunsCompetências específicasMedical-surgical nursingSpecialist nursePerson in critical situationCommon skillsSpecific skillsDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e pretende relatar o percurso académico realizado nos dois contextos de estágio da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, evidenciando o processo de aquisição das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista, tendo em conta os quatro domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os contextos de estágio consistiram num Serviço de Urgência e num Serviço de Medicina Intensiva, nos quais foi possível refletir e adquirir conhecimentos e prática em Enfermagem Médico-Cirúrgica face à Pessoa em Situação Crítica. Relativamente às competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional, ética e legal, desenvolvi estratégias de tomadas de decisões tendo em conta os princípios, valores e normas deontológicas. No domínio da qualidade, criou-se estratégias de forma a consolidar e promover a segurança e qualidade na prestação dos cuidados. Na gestão de cuidados de enfermagem, refleti sobre a importância do enfermeiro especialista e da gestão dos cuidados de saúde perante os recursos existentes. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, procurei refletir sobre a necessidade do Enfermeiro Especialista ter que adquirir a capacidade de aplicar e demonstrar conhecimentos específicos de forma contínua e baseados em fundamentação científica. Ao longo desta unidade curricular foi realizado uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções de enfermagem na prevenção da pneumonia associada ao ventilador, tendo por base a norma 021/2015 da Direção Geral de Saúde relativamente ao Feixes de Intervenções para a Prevenção da Pneumonia associada à Intubação.This report comes within the scope of the Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for the Person in Critical Situation, and intends to report the academic path carried out in the two internship contexts of the curricular unit “Final Internship and Report” , highlighting the process of acquiring the skills defined by the Order of Nurses for the Specialist Nurse, taking into account the four domains of the Common Competences of the Specialist Nurse and the Specific Competences of the Specialist Nurse in Nursing for the Person in Critical Situation. The internship contexts consisted of an Emergency Service and an Intensive Care Unit, in which it was possible to reflect and acquire knowledge and practice in Medical-Surgical Nursing for people in critical situations. Regarding the common skills of the Specialist Nurse, in the field of professional, ethical and legal practice, I have developed decision-making strategies taking into account the principles, values and deontological norms. In the field of quality, strategies were created in order to consolidate and promote safety and quality in the provision of care. In the management of nursing care, I reflected on the importance of the nurse manager and the management of health care in view of the existing resources. In the domain of the development of professional learning, I tried to reflect on the need for the Specialist Nurse to acquire the ability to apply and demonstrate specific knowledge on a continuous basis and based on scientific foundations. Throughout this curricular unit, an integrative literature review was carried out on nursing interventions in the prevention of ventilator-associated pneumonia, based on standard 021/2015 of the General Health Directorate regarding the Bundles of Interventions for the Prevention of Ventilator-associated Pneumonia Intubation.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMota, Sara Daniela Teixeira da2023-06-12T15:01:03Z2023-05-222023-032023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41346TID:203309340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:00.176835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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