Estruturas triangulares na investigação em design: convergência na dispersão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6066 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos a investigação em design, no seu percurso de afirmação como disciplina, tem tentado enfrentar a dispersão do seu campo de estudo. Ao mesmo tempo, esta dispersão é vista também como sendo a característica principal do design. O design é assim continuamente visitado por este paradoxo de se afirmar desmentindo-se, limitando o seu campo de estudo não obstante tratar-se de uma disciplina que se desenvolve como interface. Neste (duplo) contexto de dispersão, o texto presente contraria esse sentido ao reflectir a tensão entre a parte e o todo concentrando-se num tema, complexo, onde se têm verificado convergências – a “estrutura” do design. O argumento presente é o de que a existência de pequenos consensos pressupõe a disposição para uma subida de patamar na reflexão em design e no conhecimento de si próprio, que conduzirá necessariamente a novos percursos e perspectivas na abordagem à disciplina, tornando-a por esse caminho num corpo mais forte. |
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Estruturas triangulares na investigação em design: convergência na dispersãoDesignAo longo dos últimos anos a investigação em design, no seu percurso de afirmação como disciplina, tem tentado enfrentar a dispersão do seu campo de estudo. Ao mesmo tempo, esta dispersão é vista também como sendo a característica principal do design. O design é assim continuamente visitado por este paradoxo de se afirmar desmentindo-se, limitando o seu campo de estudo não obstante tratar-se de uma disciplina que se desenvolve como interface. Neste (duplo) contexto de dispersão, o texto presente contraria esse sentido ao reflectir a tensão entre a parte e o todo concentrando-se num tema, complexo, onde se têm verificado convergências – a “estrutura” do design. O argumento presente é o de que a existência de pequenos consensos pressupõe a disposição para uma subida de patamar na reflexão em design e no conhecimento de si próprio, que conduzirá necessariamente a novos percursos e perspectivas na abordagem à disciplina, tornando-a por esse caminho num corpo mais forte.In the last years, design research, in its path to affirmation as discipline, has been facing the dispersion of its subject field. At the same time this dispersion is seen as the main characteristic of design. This paradox of affirming it self by denial is continuous, putting limits to the subject field in spite of being a discipline that evolves as interface. In this (double) context of dispersion, this text counteracts it by reflecting the tension between part and whole focusing on a subject, complex, where convergences are being constructed – the design ‘structure’. The argument presented is that the existence of consensus anticipates the possibility of an upper level in design reflection and in its self-knowledge. This will necessarily lead to new paths and perspectives in approaching the discipline, turning it in a stronger body.Gabinete Editorial da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto2012-02-09T09:36:02Z2007-06-01T00:00:00Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6066por1646-7388Costa, Rui Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:54Zoai:ria.ua.pt:10773/6066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:45.905308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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