A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moufarda, Cheila Mónica Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4107
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b274448b92285ec63a4394a4fecb63bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infânciaCriançaRotinaCrecheJardim de infânciaChildrenRoutineImportanceImpactNurseryKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada, com a finalidade de obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar. Vem na sequência da prática realizada nos contextos de Creche (cinco semanas) e de Jardim de Infância (treze semanas). Este relatório tem como principal objetivo a reflexão critica e fundamentada das aprendizagens decorrentes da experiência vivida durante estas dezoito semanas. Desta forma, no presente relatório, efetuo a caracterização de ambos os contextos, assim como apresento as intenções delineadas para cada grupo de crianças. No decorrer da prática, em ambos os contextos, surgiu a problemática – A Importância e o Impacto das rotinas na Creche e no Jardim de Infância – que irei desenvolver no decorrer do presente relatório. Primeiramente, apresento o conceito de rotina, na perspetiva de diversos autores, e refiro a sua importância. Posteriormente, apresento os tipos de rotina com os quais contactei no decorrer da minha prática, assim como menciono o papel do educador como impulsionador, devidamente fundamentado. Refiro ainda o impacto que a “rotina” teve na minha prática, ou seja, que impacto a rotina teve nos grupos. Apresento as diversas situações vividas ao longo da intervenção, mostrando a “voz” das crianças e demonstro o que desenvolvi com os grupos sobre a rotina, durante a minha prática. Cada educador tem a sua forma de trabalho e de levar cada criança a fazer novas descobertas, que contribuem para o seu desenvolvimento, e deve por isso refletir sobre o seu trabalho.ABSTRACT This report comes within the course of Supervised Professional Practice, in order to obtain master's degree in early childhood education. Follows the practice performed in the contexts of Nursery (five weeks) and Kindergarten (thirteen weeks). This report aims to critical reflection and reasoned of learning arising from the experience during these eighteen weeks. Thus, in this report, I make the characterization of these situations, as well as present the intentions outlined for each group of children. During the practice, in both contexts, the problem arose - The Importance and Impact of the routines in the Nursery and Kindergarten - that will develop in the course of this report. First, I present the concept of routine, from the perspective of several authors, and I mean its importance. Later, I present the routine types with which contacted in the course of my practice, as well as mention the educator's role as a catalyst, giving their reasons. I also note the impact that the "routine" had in my practice, that is, the routine had impact in groups. Present the various situations experienced during the intervention, showing the "voice" of children and showing what I developed with the groups on the routine, during my practice. Each teacher has his way of working and to take each child to discover new things that contribute to their development, and should therefore reflect on their work.Simões, AnaRCIPLMoufarda, Cheila Mónica Gonçalves2015-01-06T12:31:37Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4107TID:201363119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:36.023990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
title A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
spellingShingle A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
Moufarda, Cheila Mónica Gonçalves
Criança
Rotina
Creche
Jardim de infância
Children
Routine
Importance
Impact
Nursery
Kindergarten
title_short A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
title_full A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
title_fullStr A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
title_sort A importância e o impacto das rotinas na creche e no jardim de infância
author Moufarda, Cheila Mónica Gonçalves
author_facet Moufarda, Cheila Mónica Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moufarda, Cheila Mónica Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Rotina
Creche
Jardim de infância
Children
Routine
Importance
Impact
Nursery
Kindergarten
topic Criança
Rotina
Creche
Jardim de infância
Children
Routine
Importance
Impact
Nursery
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-06T12:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4107
TID:201363119
url http://hdl.handle.net/10400.21/4107
identifier_str_mv TID:201363119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393091297280