A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/143 |
Resumo: | Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010. |
id |
RCAP_751800cfa80d93d682e170ae5a4a11e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicialprojecto interdisciplinar/metodologias integradasEducação pré-escolarMetodologias integradasTrabalho de projectoDepois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLVasconcelos, TeresaLoureiro, CristinaCastro, Joana deSousa, OtíliaRamos, MercêsMelo, NunoHortas, Maria JoãoFerreira, Nuno MartinsMenau, JoãoRocha, CarlaFerreira Rodrigues, PauloFernandes, Sandra RosadoMil-Homens, Purificação2011-10-03T11:16:19Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/143por978-989-95733-2-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:31.464566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial projecto interdisciplinar/metodologias integradas |
title |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
spellingShingle |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial Vasconcelos, Teresa Educação pré-escolar Metodologias integradas Trabalho de projecto |
title_short |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
title_full |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
title_fullStr |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
title_sort |
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial |
author |
Vasconcelos, Teresa |
author_facet |
Vasconcelos, Teresa Loureiro, Cristina Castro, Joana de Sousa, Otília Ramos, Mercês Melo, Nuno Hortas, Maria João Ferreira, Nuno Martins Menau, João Rocha, Carla Ferreira Rodrigues, Paulo Fernandes, Sandra Rosado Mil-Homens, Purificação |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Cristina Castro, Joana de Sousa, Otília Ramos, Mercês Melo, Nuno Hortas, Maria João Ferreira, Nuno Martins Menau, João Rocha, Carla Ferreira Rodrigues, Paulo Fernandes, Sandra Rosado Mil-Homens, Purificação |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Teresa Loureiro, Cristina Castro, Joana de Sousa, Otília Ramos, Mercês Melo, Nuno Hortas, Maria João Ferreira, Nuno Martins Menau, João Rocha, Carla Ferreira Rodrigues, Paulo Fernandes, Sandra Rosado Mil-Homens, Purificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Metodologias integradas Trabalho de projecto |
topic |
Educação pré-escolar Metodologias integradas Trabalho de projecto |
description |
Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-03T11:16:19Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/143 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-95733-2-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133354924179456 |