A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Teresa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Loureiro, Cristina, Castro, Joana de, Sousa, Otília, Ramos, Mercês, Melo, Nuno, Hortas, Maria João, Ferreira, Nuno Martins, Menau, João, Rocha, Carla, Ferreira Rodrigues, Paulo, Fernandes, Sandra Rosado, Mil-Homens, Purificação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/143
Resumo: Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
id RCAP_751800cfa80d93d682e170ae5a4a11e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicialprojecto interdisciplinar/metodologias integradasEducação pré-escolarMetodologias integradasTrabalho de projectoDepois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLVasconcelos, TeresaLoureiro, CristinaCastro, Joana deSousa, OtíliaRamos, MercêsMelo, NunoHortas, Maria JoãoFerreira, Nuno MartinsMenau, JoãoRocha, CarlaFerreira Rodrigues, PauloFernandes, Sandra RosadoMil-Homens, Purificação2011-10-03T11:16:19Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/143por978-989-95733-2-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:31.464566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
projecto interdisciplinar/metodologias integradas
title A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
spellingShingle A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
Vasconcelos, Teresa
Educação pré-escolar
Metodologias integradas
Trabalho de projecto
title_short A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
title_full A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
title_fullStr A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
title_full_unstemmed A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
title_sort A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
author Vasconcelos, Teresa
author_facet Vasconcelos, Teresa
Loureiro, Cristina
Castro, Joana de
Sousa, Otília
Ramos, Mercês
Melo, Nuno
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Rocha, Carla
Ferreira Rodrigues, Paulo
Fernandes, Sandra Rosado
Mil-Homens, Purificação
author_role author
author2 Loureiro, Cristina
Castro, Joana de
Sousa, Otília
Ramos, Mercês
Melo, Nuno
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Rocha, Carla
Ferreira Rodrigues, Paulo
Fernandes, Sandra Rosado
Mil-Homens, Purificação
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Teresa
Loureiro, Cristina
Castro, Joana de
Sousa, Otília
Ramos, Mercês
Melo, Nuno
Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Rocha, Carla
Ferreira Rodrigues, Paulo
Fernandes, Sandra Rosado
Mil-Homens, Purificação
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Metodologias integradas
Trabalho de projecto
topic Educação pré-escolar
Metodologias integradas
Trabalho de projecto
description Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03T11:16:19Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/143
url http://hdl.handle.net/10400.21/143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95733-2-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133354924179456