A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Filipa Margarida Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16514
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_ef0ce1aeffdba8e571cdc695723ed9de
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criançaEducação pré-escolarProfissionalidadeMetodologia de trabalho de projetoPensamento críticoPreschool educationProfessionalismProject work methodologyCritical thinkingRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta de uma reflexão crítica, sistemática e fundamentada em torno da Prática Profissional Supervisionada II (PPS), realizada, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, de 17 de outubro de 2022 a 6 de fevereiro de 2023, numa sala de jardim de infância, com um grupo de 26 crianças, situadas na faixa etária dos cinco anos. Ao intervir, percebi que a Metodologia de Trabalho de Projeto estava presente não só no planeamento e na organização do ambiente educativo, como também nas brincadeiras das crianças que constituíam o grupo. Através da escuta e participação nos diálogos entre as crianças e a educadora, foi notória a envolvência do grupo com esta metodologia e, a par disso, a predisposição de todas as crianças para o questionamento, a reflexão e novas descobertas. Desta forma, indaguei-me sobre os contributos da Pedagogia de Projeto para a construção do pensamento crítico da (e pela) a criança, levando a cabo uma investigação de natureza qualitativa, baseada no método de estudo de caso, recorrendo a diferentes técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta, sustentada na elaboração de notas de campo e reflexões críticas, um questionário às educadoras e um questionário por recolha indireta às crianças, a análise documental (fontes documentais (legislação), artigos e/outros textos de revisão) e, ainda, notas de campo. A apresentação dos dados basear-se-á nos referidos questionários (realizados ao pessoal docente) e no questionário por recolha indireta aplicado junto das crianças. A análise dos dados, efetuada a partir do método da análise de conteúdo e da elaboração de uma árvore categorial, baseou-se em três categorias: (i) caracterização profissional; (ii) perspetivas sobre a educação de infância; (iii) perspetivas sobre a metodologia de trabalho de projeto em educação pré-escolar. Os resultados obtidos põem em evidência: (i) a importância de o educador assumir um papel de agente participativo, fornecendo apoio e orientação às crianças enquanto mediador; (ii) a necessidade de pensar e a formulação de hipóteses como contributos da MTP para o desenvolvimento do pensamento crítico; e (iii) o importante envolvimento das famílias na MTP nas diversas fases de concretização do projeto.This report is the result of a critical, systematic and well-founded reflection on the Supervised Professional Practice II (SPP), carried out as part of the 2nd year of the Master's Degree in Preschool Education at the School of Education of Lisbon, from October 17, 2022 to February 6, 2023, in a kindergarten room with a group of 26 children aged five years old. While intervening, I realized that the Project Work Methodology was present not only in the planning and organization of the educational environment, but also in the play of the children in the group. Through listening and participating in the dialogues between the children and the teacher, the group's involvement with this methodology was evident, as well as the willingness of all children to question, reflect and make new discoveries. Thus, I investigated the contributions of Project Pedagogy to the construction of critical thinking in (and by) the child, carrying out a qualitative research, based on the case study method, using different data collection techniques, such as direct observation, supported by the preparation of field notes and critical reflections, a questionnaire to educators and a questionnaire for indirect collection to children, document analysis (documentary sources (legislation), articles and/or other review texts) and, also, field notes. The presentation of data will be based on these questionnaires (to the teaching staff) and the questionnaire applied indirectly to the children. Data analysis, based on the content analysis method and the development of a categorical tree, was based on three categories: (i) professional characterization; (ii) perspectives on early childhood education; (iii) perspectives on the project work methodology in preschool education. The results show: (i) the importance of the educator assuming a role of participatory agent, providing support and guidance to children as a mediator; (ii) the need to think and the formulation of hypotheses as contributions to the development of critical thinking; and (iii) the crucial involvement of families in the PTM in the various stages of project implementation.Rodrigues, CarinaRCIPLDomingues, Filipa Margarida Mendes2023-09-28T10:04:42Z2023-07-212023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16514TID:203354559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T02:15:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:16.456902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
title A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
spellingShingle A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
Domingues, Filipa Margarida Mendes
Educação pré-escolar
Profissionalidade
Metodologia de trabalho de projeto
Pensamento crítico
Preschool education
Professionalism
Project work methodology
Critical thinking
title_short A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
title_full A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
title_fullStr A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
title_full_unstemmed A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
title_sort A Pedagogia de Projeto no jardim de infância: contributos para a construção do pensamento crítico da (e pela) criança
author Domingues, Filipa Margarida Mendes
author_facet Domingues, Filipa Margarida Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Carina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Filipa Margarida Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Profissionalidade
Metodologia de trabalho de projeto
Pensamento crítico
Preschool education
Professionalism
Project work methodology
Critical thinking
topic Educação pré-escolar
Profissionalidade
Metodologia de trabalho de projeto
Pensamento crítico
Preschool education
Professionalism
Project work methodology
Critical thinking
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28T10:04:42Z
2023-07-21
2023-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16514
TID:203354559
url http://hdl.handle.net/10400.21/16514
identifier_str_mv TID:203354559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133597579345920