Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4268 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto. |
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Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaO Desenvolvimento da Lateralização e da Lateralidade no Pré-EscolarEducação Pré-escolarLateralizaçãoLateralidadeMatemáticaGeometriaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineSantos, Mariana Félix dos2019-11-08T15:11:15Z2019-07-162019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4268TID:202299236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:10.345729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto. |
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