Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4554 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche, apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados. A segunda parte do relatório está direcionada para o contexto de Jardim de Infância I. Nesta apresento uma dimensão reflexiva acerca dos momentos vivenciados neste contexto de Jardim de Infância I. Por último, a terceira parte do relatório encontra-se dividida em três dimensões. Sendo elas, a dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância II, o projeto do corpo humano e um ensaio investigativo realizado com crianças de cinco anos de idade, onde se tentou perceber o modo como estas estabelecem relações numéricas. Os resultados sugerem que as crianças desta faixa etária, neste contexto, realizam com facilidade contagem e subitizing e estabelecem relações numéricas revelando compreensão do significado das operações de adição e subtração. |
id |
RCAP_3fd7867c2d3c7c6d32499310f99b352e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4554 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarNúmeroMatemáticaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche, apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados. A segunda parte do relatório está direcionada para o contexto de Jardim de Infância I. Nesta apresento uma dimensão reflexiva acerca dos momentos vivenciados neste contexto de Jardim de Infância I. Por último, a terceira parte do relatório encontra-se dividida em três dimensões. Sendo elas, a dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância II, o projeto do corpo humano e um ensaio investigativo realizado com crianças de cinco anos de idade, onde se tentou perceber o modo como estas estabelecem relações numéricas. Os resultados sugerem que as crianças desta faixa etária, neste contexto, realizam com facilidade contagem e subitizing e estabelecem relações numéricas revelando compreensão do significado das operações de adição e subtração.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineSilva, Vera Mónica Tomás Saudade e2020-01-23T15:19:04Z2019-11-222019-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4554TID:202380734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:22.332122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância Silva, Vera Mónica Tomás Saudade e Educação Pré-escolar Número Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de Infância |
author |
Silva, Vera Mónica Tomás Saudade e |
author_facet |
Silva, Vera Mónica Tomás Saudade e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vera Mónica Tomás Saudade e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Número Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Número Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche, apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados. A segunda parte do relatório está direcionada para o contexto de Jardim de Infância I. Nesta apresento uma dimensão reflexiva acerca dos momentos vivenciados neste contexto de Jardim de Infância I. Por último, a terceira parte do relatório encontra-se dividida em três dimensões. Sendo elas, a dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância II, o projeto do corpo humano e um ensaio investigativo realizado com crianças de cinco anos de idade, onde se tentou perceber o modo como estas estabelecem relações numéricas. Os resultados sugerem que as crianças desta faixa etária, neste contexto, realizam com facilidade contagem e subitizing e estabelecem relações numéricas revelando compreensão do significado das operações de adição e subtração. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 2019-11-22T00:00:00Z 2020-01-23T15:19:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4554 TID:202380734 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4554 |
identifier_str_mv |
TID:202380734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136977582292992 |