Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7095 |
Resumo: | iii RESUMO O presente relatório surge no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar. A organização do mesmo é realizada em duas partes, primeiramente a dimensão reflexiva, na qual é relatado de forma reflexiva e critica o percurso realizado durante as diferentes Práticas Pedagógicas, em creche e jardim de infância. A segunda parte trata-se da dimensão investigativa, que surge com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da organização e tratamento de dados num grupo de crianças de 4 a 6 anos de idade. Com o meu objetivo definido, implementei um conjunto de tarefas que me permitiram entender as estratégias utilizadas pelas crianças, as suas dificuldades e observar também as aprendizagens e competências que foram desenvolvidas com o implementar de cada tarefa nova. Para investigação realizada optei por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo por base a descrição e a interpretação Este estudo permitiu entender que através de tarefas lúdicas e de uma atitude sensível por parte do educador, é possível promover o desenvolvimento de competências no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. |
id |
RCAP_e3a645aa365f1c6c2e3bf11b826ed243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de InfânciaO desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da Organização e Tratamento de Dados.Educação Pré-EscolarMatemáticaEnsino da matemáticaOrganização de dadosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãoiii RESUMO O presente relatório surge no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar. A organização do mesmo é realizada em duas partes, primeiramente a dimensão reflexiva, na qual é relatado de forma reflexiva e critica o percurso realizado durante as diferentes Práticas Pedagógicas, em creche e jardim de infância. A segunda parte trata-se da dimensão investigativa, que surge com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da organização e tratamento de dados num grupo de crianças de 4 a 6 anos de idade. Com o meu objetivo definido, implementei um conjunto de tarefas que me permitiram entender as estratégias utilizadas pelas crianças, as suas dificuldades e observar também as aprendizagens e competências que foram desenvolvidas com o implementar de cada tarefa nova. Para investigação realizada optei por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo por base a descrição e a interpretação Este estudo permitiu entender que através de tarefas lúdicas e de uma atitude sensível por parte do educador, é possível promover o desenvolvimento de competências no âmbito da Organização e Tratamento de Dados.Leal, Rita Alexandra BettencourtBarata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineLourenço, Margarida Luís Rente2022-05-03T13:50:49Z2022-02-252022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7095TID:203003985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:10.499980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância O desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da Organização e Tratamento de Dados. |
title |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância Lourenço, Margarida Luís Rente Educação Pré-Escolar Matemática Ensino da matemática Organização de dados Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
title_full |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de Infância |
author |
Lourenço, Margarida Luís Rente |
author_facet |
Lourenço, Margarida Luís Rente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Rita Alexandra Bettencourt Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Margarida Luís Rente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Matemática Ensino da matemática Organização de dados Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Matemática Ensino da matemática Organização de dados Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
iii RESUMO O presente relatório surge no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar. A organização do mesmo é realizada em duas partes, primeiramente a dimensão reflexiva, na qual é relatado de forma reflexiva e critica o percurso realizado durante as diferentes Práticas Pedagógicas, em creche e jardim de infância. A segunda parte trata-se da dimensão investigativa, que surge com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da organização e tratamento de dados num grupo de crianças de 4 a 6 anos de idade. Com o meu objetivo definido, implementei um conjunto de tarefas que me permitiram entender as estratégias utilizadas pelas crianças, as suas dificuldades e observar também as aprendizagens e competências que foram desenvolvidas com o implementar de cada tarefa nova. Para investigação realizada optei por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo por base a descrição e a interpretação Este estudo permitiu entender que através de tarefas lúdicas e de uma atitude sensível por parte do educador, é possível promover o desenvolvimento de competências no âmbito da Organização e Tratamento de Dados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03T13:50:49Z 2022-02-25 2022-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7095 TID:203003985 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7095 |
identifier_str_mv |
TID:203003985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993975730176 |