O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63735
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_754b1c0c7fddfc9e87d302033ade24f3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEBThe experimental teaching of sciences: use of the strategy Predict-Observe-Explain- Reflect on the teaching of Social Environment and Natural Sciences on the 1st and 2nd Cycles of Basic Education1.º e 2.º Ciclos do ensino básicoAtividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-RefleteEnsino experimental das ciências1st and 2nd Cycles of basic educationExperimental teaching of sciencesLaboratorial activities the type Predict-Observe-Explain-ReflectCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação pedagógica que assenta neste relatório foi desenvolvida em dois contextos distintos, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) numa turma do 4.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) numa turma do 6.º ano de escolaridade. O Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido vai de encontro com os objetivos e conteúdos do programa de Estudo do Meio, no 1.º CEB, e das Ciências Naturais, no 2.º CEB, e tem como principal finalidade a promoção de uma aprendizagem autónoma e significativa dos alunos através do Ensino Experimental das Ciências, mais especificamente, das Atividades Laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete (P-O-E-R). Para tal definiu-se a questão de investigação “Em que medida as Atividades Laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete favorecem a aprendizagem dos alunos no Ensino das Ciências?”. Atendendo a esta questão foi fundamental proporcionar aos alunos a possibilidade de realizar atividades que lhes permitiram construir conhecimentos e uma postura cientifica em relação ao meio envolvente. A metodologia utilizada constitui uma abordagem de investigação-ação na medida em que se pretendeu investigar um problema ou necessidade detetado/a na turma e menorizá-lo através da modificação das práticas educativas. Atendendo a esta metodologia desenvolveram-se no total 7 sessões de intervenção no 1.º CEB e 4 sessões no 2.º CEB que foram sujeitas a um processo cíclico que alternou entre a ação e a reflexão. Os resultados revelaram-se positivos e observou-se uma evolução dos conhecimentos dos alunos através da realização das atividades laboratoriais do tipo P-O-E-R. Estas atividades promoveram a autonomia dos alunos no desenvolvimento de aprendizagens significativas no sentido em que estes construíram o seu próprio conhecimento, a partir das suas ideias iniciais, envolvendo-se ativamente em todo o processo de ensino e de aprendizagem.The following internship report emerges of the Curricular Unit Stage of the 2nd year of the of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The pedagogical research that works as the base for these report was developed in two separate contexts, on a 1st Cycle of Basic Education on a class of 4th grade education and on 2nd Cycle of Basic Education in a class of 6th grade education. The pedagogical intervention project meets the objectives and contents of the program of Social Environment, on the 1st Cycle of Basic Education, and Natural Sciences, for the 2nd Cycle of Basic Education, with the purpose of promoting autonomous and significant learning for the students through the Experimental Teaching of Sciences, more specifically, the Laboratorial Activities the type Predict- Observe-Explain-Reflect (P-O-E-R). For that it was posed the investigational question “To which extent does the Laboratorial Activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect help the students learning in the teaching of sciences?”. Bearing this in mind, it was essential to offer the students the possibility of being in activities which would allow them to develop knowledge and scientific posture concerning the world. The methodology used sets on a action research approach having for a start a problem or necessity detected on the class and then trying to minimize it through the change of educational practice. Following this methodology it were developed in total 7 interventional sessions on the 1st Cycle of Basic Education and 4 sessions in 2nd Cycle of Basic Education that were subjected to cyclical processes that alternated between action and reflection. The results were positive, being possible to observe a development on the students’ knowledge by making the laboratory activities the type P-O-E-R. These activities promoted the students’ autonomy in the development of significant learning, in the sense that, the students built their own knowledge, having as a start their first ideas, and actively engaging the main process of teaching and learning.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoCardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63735por202374610info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:48:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:48:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
The experimental teaching of sciences: use of the strategy Predict-Observe-Explain- Reflect on the teaching of Social Environment and Natural Sciences on the 1st and 2nd Cycles of Basic Education
title O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
spellingShingle O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
1.º e 2.º Ciclos do ensino básico
Atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete
Ensino experimental das ciências
1st and 2nd Cycles of basic education
Experimental teaching of sciences
Laboratorial activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
title_full O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
title_fullStr O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
title_full_unstemmed O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
title_sort O ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
author Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
author_facet Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico
Atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete
Ensino experimental das ciências
1st and 2nd Cycles of basic education
Experimental teaching of sciences
Laboratorial activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico
Atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete
Ensino experimental das ciências
1st and 2nd Cycles of basic education
Experimental teaching of sciences
Laboratorial activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63735
url http://hdl.handle.net/1822/63735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202374610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544426856120320