O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89479 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_7c4a46f38bd437a2b84b42f9b24e3c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89479 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º anoTeaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-gradeAtividades laboratoriais Prevê-Observa-ExplicaDemonstraçõesEducação em ciênciasEnsino das ciênciasPandemia de COVID-19Predict-Observe-Explain strategyDemonstrative laboratory activitiesScience educationScience teachingCOVID-19 pandemicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO plano curricular da disciplina de Biologia e Geologia no ensino secundário requer o contacto dos alunos com as suas componentes teórica e prática. A pandemia de COVID-19 obrigou a Direção-Geral da Saúde a decretar a suspensão das aulas práticas laboratoriais realizadas em contexto normal, no ano letivo 2020/2021, para minimizar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em ambiente escolar. As atuais perspetivas construtivistas para o ensino das ciências, preconizam a participação ativa e o envolvimento dos alunos em todo o processo. A presente investigação pretendeu avaliar o contributo das atividades laboratoriais (AL) sob demonstração, com recurso à estratégia Prevê-Observa-Explica (POE), na promoção da motivação e aprendizagens dos alunos. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido numa escola secundária de Braga e implementado numa turma do 10º ano de escolaridade constituída por vinte e sete alunos. O tema escolhido foi a «Distribuição de matéria nos seres vivos», no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Os resultados obtidos mostraram que os alunos possuem bastantes conceções alternativas (CA) sobre o tema indicado. A metodologia de ensino utilizada resultou numa maior motivação dos alunos nas aulas de Biologia lecionadas durante a pandemia, e ultrapassou eficazmente os constrangimentos e as restrições impostas na sala de aula. Estes resultados sugerem que a implementação de AL do tipo POE sob demonstração no ensino da Biologia, pode representar uma mudança/evolução concetual válida para os alunos.Biology and Geology discipline's curricular plan in high school requires contact from students with its theoretical and practical parts. The COVID-19 pandemic forced Direção-Geral da Saúde to decree the suspension of laboratory practice lessons in their usual form during the 2020/2021 academic year to minimize transmission of the SARS-CoV-2 virus in the school setting. Current constructivist standpoints advocate active student participation and involvement throughout the process of teaching science. This study aims to evaluate the contribution of demonstrative laboratory activities (LA) using the Predict Observe-Explain (POE) strategy to promote student motivation and learning. The Pedagogical Intervention Project took place in a high school in Braga with a 10th-grade consisting of twenty-seven students. The chosen topic was "The distribution of matter in living things" in the Biology and Geology discipline from the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology. The results showed that students have many alternative conceptions of the above topic. The teaching method used in Biology lessons resulted in higher student motivation and effectively bypassed classroom constraints during the COVID-19 pandemic. These results suggest that the demonstration of the POE-type LA in Biology education may represent a valid conceptual change/evolution for students.Dourado, LuísUniversidade do MinhoCastro, Catarina Juliana Ferreira de2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89479por203545869info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:09.568695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano Teaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-grade |
title |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
spellingShingle |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano Castro, Catarina Juliana Ferreira de Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica Demonstrações Educação em ciências Ensino das ciências Pandemia de COVID-19 Predict-Observe-Explain strategy Demonstrative laboratory activities Science education Science teaching COVID-19 pandemic Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
title_full |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
title_fullStr |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
title_full_unstemmed |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
title_sort |
O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano |
author |
Castro, Catarina Juliana Ferreira de |
author_facet |
Castro, Catarina Juliana Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dourado, Luís Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Catarina Juliana Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica Demonstrações Educação em ciências Ensino das ciências Pandemia de COVID-19 Predict-Observe-Explain strategy Demonstrative laboratory activities Science education Science teaching COVID-19 pandemic Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica Demonstrações Educação em ciências Ensino das ciências Pandemia de COVID-19 Predict-Observe-Explain strategy Demonstrative laboratory activities Science education Science teaching COVID-19 pandemic Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 2022-11-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89479 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203545869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138185839640576 |