O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Catarina Juliana Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89479
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_7c4a46f38bd437a2b84b42f9b24e3c5d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º anoTeaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-gradeAtividades laboratoriais Prevê-Observa-ExplicaDemonstraçõesEducação em ciênciasEnsino das ciênciasPandemia de COVID-19Predict-Observe-Explain strategyDemonstrative laboratory activitiesScience educationScience teachingCOVID-19 pandemicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO plano curricular da disciplina de Biologia e Geologia no ensino secundário requer o contacto dos alunos com as suas componentes teórica e prática. A pandemia de COVID-19 obrigou a Direção-Geral da Saúde a decretar a suspensão das aulas práticas laboratoriais realizadas em contexto normal, no ano letivo 2020/2021, para minimizar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em ambiente escolar. As atuais perspetivas construtivistas para o ensino das ciências, preconizam a participação ativa e o envolvimento dos alunos em todo o processo. A presente investigação pretendeu avaliar o contributo das atividades laboratoriais (AL) sob demonstração, com recurso à estratégia Prevê-Observa-Explica (POE), na promoção da motivação e aprendizagens dos alunos. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido numa escola secundária de Braga e implementado numa turma do 10º ano de escolaridade constituída por vinte e sete alunos. O tema escolhido foi a «Distribuição de matéria nos seres vivos», no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Os resultados obtidos mostraram que os alunos possuem bastantes conceções alternativas (CA) sobre o tema indicado. A metodologia de ensino utilizada resultou numa maior motivação dos alunos nas aulas de Biologia lecionadas durante a pandemia, e ultrapassou eficazmente os constrangimentos e as restrições impostas na sala de aula. Estes resultados sugerem que a implementação de AL do tipo POE sob demonstração no ensino da Biologia, pode representar uma mudança/evolução concetual válida para os alunos.Biology and Geology discipline's curricular plan in high school requires contact from students with its theoretical and practical parts. The COVID-19 pandemic forced Direção-Geral da Saúde to decree the suspension of laboratory practice lessons in their usual form during the 2020/2021 academic year to minimize transmission of the SARS-CoV-2 virus in the school setting. Current constructivist standpoints advocate active student participation and involvement throughout the process of teaching science. This study aims to evaluate the contribution of demonstrative laboratory activities (LA) using the Predict Observe-Explain (POE) strategy to promote student motivation and learning. The Pedagogical Intervention Project took place in a high school in Braga with a 10th-grade consisting of twenty-seven students. The chosen topic was "The distribution of matter in living things" in the Biology and Geology discipline from the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology. The results showed that students have many alternative conceptions of the above topic. The teaching method used in Biology lessons resulted in higher student motivation and effectively bypassed classroom constraints during the COVID-19 pandemic. These results suggest that the demonstration of the POE-type LA in Biology education may represent a valid conceptual change/evolution for students.Dourado, LuísUniversidade do MinhoCastro, Catarina Juliana Ferreira de2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89479por203545869info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:09.568695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
Teaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-grade
title O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
spellingShingle O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
Castro, Catarina Juliana Ferreira de
Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica
Demonstrações
Educação em ciências
Ensino das ciências
Pandemia de COVID-19
Predict-Observe-Explain strategy
Demonstrative laboratory activities
Science education
Science teaching
COVID-19 pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
title_full O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
title_fullStr O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
title_full_unstemmed O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
title_sort O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano
author Castro, Catarina Juliana Ferreira de
author_facet Castro, Catarina Juliana Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dourado, Luís
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Catarina Juliana Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica
Demonstrações
Educação em ciências
Ensino das ciências
Pandemia de COVID-19
Predict-Observe-Explain strategy
Demonstrative laboratory activities
Science education
Science teaching
COVID-19 pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica
Demonstrações
Educação em ciências
Ensino das ciências
Pandemia de COVID-19
Predict-Observe-Explain strategy
Demonstrative laboratory activities
Science education
Science teaching
COVID-19 pandemic
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
2022-11-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89479
url https://hdl.handle.net/1822/89479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138185839640576