Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6857 |
Resumo: | O presente relatório, foi realizado para concluir a avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Sendo a indisciplina um problema que preocupa todos os agentes educativos quisemos, com este projecto compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos e analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção da indisciplina, numa turma do 3ºano do Ensino Básico. Tendo em conta as funções desempenhadas pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade procurámos saber “que preocupações têm os professores em relação à indisciplina e que relação causal estabelecem entre as estratégias utilizadas na sala de aula e a indisciplina?”. Para dar resposta a este problema traçámos os seguintes objectivos: i) compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos; ii) implementar estratégias motivadoras de forma a prevenir comportamentos indisciplinados; iii) analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção de actos de indisciplina. A metodologia utilizada insere-se num paradigma qualitativo/quantitativo. A população - alvo foi uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente estudo foram utilizadas grelhas de observação e inquéritos por questionário. Foram realizadas oito intervenções pedagógicas, onde se leccionaram conteúdos de todas as áreas disciplinares. A análise de dados foi feita através do Programa SPSS - Win (Statical Packge for Social Sciencies) e da análise dos itens que constam nas respectivas grelhas. Esta análise permitiu-nos concluir que os professores se preocupam com as causas da indisciplina, levando-os a adoptar estratégias motivadoras, concluindo que estas foram decisivas para a prevenção da indisciplina. This work was prepared to finish the evaluation of the Course Unit Supervised Teaching Practice in the Master of teaching The Primary School of the (ESE) Education School of Bragança. As indiscipline is a problem that concerns all the educational agents we wanted with this project to understand the causes that are associated with students' unruly behavior and analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of indiscipline in a class of 3rd year of basic education. Taking into account the functions performed by the pedagogical practice in the development of the teacher‟ profession we aimed to know "what concerns teachers have about indiscipline and what causal relationship they establish between the strategies used in the classroom and discipline?”. To answer to this problem we set out the following objectives: i) understand the causes that are associated with students' unruly behavior, ii) implement motivational strategies to prevent unruly behavior; iii) analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of acts of indiscipline. The methodology used is part of a paradigm qualitative / quantitative. In the present study we used grids of observation and questionnaire surveys. Eight educational interventions were performed, where were thought contents of all subject areas. Data analysis was performed using SPSS - Win (Statical packge for Social Sciences) and the analysis of the items contained in the respective grids. This analysis allowed us to conclude that teachers are concerned with the causes of indiscipline, leading them to adopt motivational strategies, concluding that these are decisive for the prevention of indiscipline. |
id |
RCAP_759fea7f5cd33737ae1e46a43f9e3382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, foi realizado para concluir a avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Sendo a indisciplina um problema que preocupa todos os agentes educativos quisemos, com este projecto compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos e analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção da indisciplina, numa turma do 3ºano do Ensino Básico. Tendo em conta as funções desempenhadas pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade procurámos saber “que preocupações têm os professores em relação à indisciplina e que relação causal estabelecem entre as estratégias utilizadas na sala de aula e a indisciplina?”. Para dar resposta a este problema traçámos os seguintes objectivos: i) compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos; ii) implementar estratégias motivadoras de forma a prevenir comportamentos indisciplinados; iii) analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção de actos de indisciplina. A metodologia utilizada insere-se num paradigma qualitativo/quantitativo. A população - alvo foi uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente estudo foram utilizadas grelhas de observação e inquéritos por questionário. Foram realizadas oito intervenções pedagógicas, onde se leccionaram conteúdos de todas as áreas disciplinares. A análise de dados foi feita através do Programa SPSS - Win (Statical Packge for Social Sciencies) e da análise dos itens que constam nas respectivas grelhas. Esta análise permitiu-nos concluir que os professores se preocupam com as causas da indisciplina, levando-os a adoptar estratégias motivadoras, concluindo que estas foram decisivas para a prevenção da indisciplina. This work was prepared to finish the evaluation of the Course Unit Supervised Teaching Practice in the Master of teaching The Primary School of the (ESE) Education School of Bragança. As indiscipline is a problem that concerns all the educational agents we wanted with this project to understand the causes that are associated with students' unruly behavior and analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of indiscipline in a class of 3rd year of basic education. Taking into account the functions performed by the pedagogical practice in the development of the teacher‟ profession we aimed to know "what concerns teachers have about indiscipline and what causal relationship they establish between the strategies used in the classroom and discipline?”. To answer to this problem we set out the following objectives: i) understand the causes that are associated with students' unruly behavior, ii) implement motivational strategies to prevent unruly behavior; iii) analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of acts of indiscipline. The methodology used is part of a paradigm qualitative / quantitative. In the present study we used grids of observation and questionnaire surveys. Eight educational interventions were performed, where were thought contents of all subject areas. Data analysis was performed using SPSS - Win (Statical packge for Social Sciences) and the analysis of the items contained in the respective grids. This analysis allowed us to conclude that teachers are concerned with the causes of indiscipline, leading them to adopt motivational strategies, concluding that these are decisive for the prevention of indiscipline.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Cláudia Maria Pereira2012-05-08T09:55:48Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6857porTeixeira, Cláudia Maria Pereira (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:49.377160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Teixeira, Cláudia Maria Pereira |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Teixeira, Cláudia Maria Pereira |
author_facet |
Teixeira, Cláudia Maria Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria do Céu Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cláudia Maria Pereira |
description |
O presente relatório, foi realizado para concluir a avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Sendo a indisciplina um problema que preocupa todos os agentes educativos quisemos, com este projecto compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos e analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção da indisciplina, numa turma do 3ºano do Ensino Básico. Tendo em conta as funções desempenhadas pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade procurámos saber “que preocupações têm os professores em relação à indisciplina e que relação causal estabelecem entre as estratégias utilizadas na sala de aula e a indisciplina?”. Para dar resposta a este problema traçámos os seguintes objectivos: i) compreender as causas que estão associadas aos comportamentos indisciplinados dos alunos; ii) implementar estratégias motivadoras de forma a prevenir comportamentos indisciplinados; iii) analisar os efeitos das estratégias desenvolvidas pelo professor na prevenção de actos de indisciplina. A metodologia utilizada insere-se num paradigma qualitativo/quantitativo. A população - alvo foi uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente estudo foram utilizadas grelhas de observação e inquéritos por questionário. Foram realizadas oito intervenções pedagógicas, onde se leccionaram conteúdos de todas as áreas disciplinares. A análise de dados foi feita através do Programa SPSS - Win (Statical Packge for Social Sciencies) e da análise dos itens que constam nas respectivas grelhas. Esta análise permitiu-nos concluir que os professores se preocupam com as causas da indisciplina, levando-os a adoptar estratégias motivadoras, concluindo que estas foram decisivas para a prevenção da indisciplina. This work was prepared to finish the evaluation of the Course Unit Supervised Teaching Practice in the Master of teaching The Primary School of the (ESE) Education School of Bragança. As indiscipline is a problem that concerns all the educational agents we wanted with this project to understand the causes that are associated with students' unruly behavior and analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of indiscipline in a class of 3rd year of basic education. Taking into account the functions performed by the pedagogical practice in the development of the teacher‟ profession we aimed to know "what concerns teachers have about indiscipline and what causal relationship they establish between the strategies used in the classroom and discipline?”. To answer to this problem we set out the following objectives: i) understand the causes that are associated with students' unruly behavior, ii) implement motivational strategies to prevent unruly behavior; iii) analyze the effects of the strategies developed by the teacher in the prevention of acts of indiscipline. The methodology used is part of a paradigm qualitative / quantitative. In the present study we used grids of observation and questionnaire surveys. Eight educational interventions were performed, where were thought contents of all subject areas. Data analysis was performed using SPSS - Win (Statical packge for Social Sciences) and the analysis of the items contained in the respective grids. This analysis allowed us to conclude that teachers are concerned with the causes of indiscipline, leading them to adopt motivational strategies, concluding that these are decisive for the prevention of indiscipline. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-08T09:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6857 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, Cláudia Maria Pereira (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135209575153664 |