Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Salomé Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5642
Resumo: O capítulo 1 tem como objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido ao longo do segundo ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários no âmbito do estágio pedagógico, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, durante o ano letivo 2013/2014. O principal objetivo do estágio foi a habilitação profissional para desempenhar a função de professor de Educação Física, pelo meio de aplicação prática do conhecimento adquirido durante toda formação académica. Em relação à metodologia, esta descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de duas turmas, uma do ensino básico do 3º ciclo e outra do ensino secundário, dando especial ênfase ao planeamento e estratégias de intervenção na lecionação; nas atividades não letivas desenvolvidas na escola, como o desporto escolar; na direção de turma; No final deste ano letivo, considero que o estágio pedagógico foi muito importante no que diz respeito à aquisição de competências e na operacionalização de diversas ferramentas, na disciplina de Educação Física. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. Conclusões: A intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em várias ciências.
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Em relação à metodologia, esta descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de duas turmas, uma do ensino básico do 3º ciclo e outra do ensino secundário, dando especial ênfase ao planeamento e estratégias de intervenção na lecionação; nas atividades não letivas desenvolvidas na escola, como o desporto escolar; na direção de turma; No final deste ano letivo, considero que o estágio pedagógico foi muito importante no que diz respeito à aquisição de competências e na operacionalização de diversas ferramentas, na disciplina de Educação Física. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. Conclusões: A intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em várias ciências.Chapter 1 aims to describe and reflect all the work developed during the second year of master's degree of physical education teaching in Basic and secondary Educations in the framework of pedagogic training course, held in the Agrupamento de Escolas do Fundão, during the school year 2013/2014. The main objective of the internship was the professional qualification to perform the function of Physical education teacher, by means of practical application of the knowledge acquired throughout academic training. Regarding to the methodology it describes and analyzes school activities carried out on a sample of two classes, a third cycle of basic education and in secondary education, giving special emphasis to planning and intervention strategies on teaching; in non-teaching activities developed at school, such as school sports; toward class; At the end of this school year, I believe that the teaching pratices was very important as regards the acquisition of skills and the operationalization of various tools, in the area of physical education. Two of the pillars of the Europe 2020 strategy are the development of learning contexts that should promote adaptive skills to individual, and healthy lifestyle habits. Sport is recognized has a motivational activity that requests interactions either intra or inter personal. Objective: develop and verify if the proposed learning tasks improved the knowledge acquired by children in the sciences of biology, geography and math. Method: 64 students of 1st cycle of basic education participated (9-10 years, 9,60±0,50) were randomly divided into two groups, the control group (CG: n=30) and the experimental group (EG: n=34) who were exposed to problem solving through games sports for one month, one hour for week. A questionnaire was administered before and after the intervention. Games with learning situations were constructed to provide students the context of exploration and learning of science concepts. Results: significant differences were found between pre-test and post-test of GE, acquire more knowledge, in the three areas. Conclusions: The intervention has improved students' knowledge in various sciences.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumDuarte, Salomé Santos2018-08-02T16:16:16Z2014-6-232014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5642TID:201643286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:30.839249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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