Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clímaco, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Ana Paula Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6584
Resumo: A investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).
id RCAP_75bf36004c38e65237d558845d21f4b4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursosEDUCAÇÃOLIDERANÇAAPRENDIZAGEMNECESSIDADES EDUCATIVASESCOLASINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONLEADERSHIPLEARNINGEDUCATIONAL NEEDSSCHOOLSSCHOOL INCLUSIONA investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).Edições Universitárias Lusófonas2015-07-09T12:22:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6584por1646-401XClímaco, Maria do CarmoSilva, Ana Paula Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.466430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
title Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
spellingShingle Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
Clímaco, Maria do Carmo
EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
APRENDIZAGEM
NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESCOLAS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
LEADERSHIP
LEARNING
EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
SCHOOL INCLUSION
title_short Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
title_full Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
title_fullStr Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
title_full_unstemmed Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
title_sort Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
author Clímaco, Maria do Carmo
author_facet Clímaco, Maria do Carmo
Silva, Ana Paula Lopes da
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clímaco, Maria do Carmo
Silva, Ana Paula Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
APRENDIZAGEM
NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESCOLAS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
LEADERSHIP
LEARNING
EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
SCHOOL INCLUSION
topic EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
APRENDIZAGEM
NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESCOLAS
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
LEADERSHIP
LEARNING
EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
SCHOOL INCLUSION
description A investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T12:22:12Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6584
url http://hdl.handle.net/10437/6584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079069769728