Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6584 |
Resumo: | A investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013). |
id |
RCAP_75bf36004c38e65237d558845d21f4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6584 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursosEDUCAÇÃOLIDERANÇAAPRENDIZAGEMNECESSIDADES EDUCATIVASESCOLASINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONLEADERSHIPLEARNINGEDUCATIONAL NEEDSSCHOOLSSCHOOL INCLUSIONA investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013).Edições Universitárias Lusófonas2015-07-09T12:22:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6584por1646-401XClímaco, Maria do CarmoSilva, Ana Paula Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.466430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
title |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
spellingShingle |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos Clímaco, Maria do Carmo EDUCAÇÃO LIDERANÇA APRENDIZAGEM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESCOLAS INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION LEADERSHIP LEARNING EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS SCHOOL INCLUSION |
title_short |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
title_full |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
title_fullStr |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
title_full_unstemmed |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
title_sort |
Nota Introdutória : Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem : perspetivas e percursos |
author |
Clímaco, Maria do Carmo |
author_facet |
Clímaco, Maria do Carmo Silva, Ana Paula Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Lopes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clímaco, Maria do Carmo Silva, Ana Paula Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO LIDERANÇA APRENDIZAGEM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESCOLAS INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION LEADERSHIP LEARNING EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS SCHOOL INCLUSION |
topic |
EDUCAÇÃO LIDERANÇA APRENDIZAGEM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESCOLAS INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION LEADERSHIP LEARNING EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS SCHOOL INCLUSION |
description |
A investigação sobre as necessidades educativas de crianças, jovens e adultos têm posto em destaque o papel dos diferentes líderes nas escolas para promover, em cada contexto socioeducativo, as iniciativas e as ações necessárias para garantir a todos níveis de sucesso escolar e educativo mais equitativas e socialmente justas de forma a garantir a sua inserção nas sociedades contemporâneas e garantir-lhes uma vida adulta mais digna e gratificante (OECD, 2008, 2009, 2013; Comenius, 2011; Scheerens, 2012; Schleicher, 2012). Para alcançar esse desiderato, a “liderança escolar” tem um papel preponderante na condução das mudanças necessárias na execução das políticas educativas, no desenvolvimento de sistemas, na gestão e administração de recursos, e sobretudo na “reestruturação” e” re-culturação” de cada escola (Johansson & Lumby, 2012), como parte de uma estratégia para superar as desigualdades de partida de uma enorme “fatia” de alunos, quase sempre pertencentes a estratos socioculturais menos privilegiados, e que no nosso país acumulam repetências e acabam por abandonar a escola sem acabar a escolaridade básica de 12 anos, com os efeitos conhecidos de marginalização e de incapacidade de ultrapassar as desigualdades e dificuldades de inserção numa sociedade democrática (CNE, 2013). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-09T12:22:12Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6584 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079069769728 |