A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lúcia Maria Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/979
Resumo: Esta dissertação é fruto de um processo de reflexão sobre a minha experiência pro fissional de nove anos de serviço, como docente de matemática, bem como do interesse pela análise do processo de aprendizagem que os alunos do sétimo ano de escolaridade fazem das noções elementares da álgebra. Para realizar esta investigação, foi selecionada uma turma de sétimo ano, em que a maioria dos alunos é interessada pelo seu percurso escolar, embora, por vezes, não sejam constantes na sua prestação em sala de aula, bem como na realização do estudo correto em casa. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, de caráter interpretativo. O estudo das noções elementares da álgebra no sétimo ano de escolaridade é um marco de suma importância no percurso escolar dos alunos. É no sétimo ano de escolaridade que estes têm o primeiro contacto com noções elementares da álgebra. Por isso as experiências iniciais tornam-se fulcrais para uma aprendizagem significativa da álgebra. Assim, neste estudo, pretende-se estudar o impacte das várias tarefas aplicadas em sala de aula, quer individualmente, quer aos pares, ou em turma, a fim de se perceber o que, efetivamente, o aluno aprendeu das noções elementares da álgebra, mais concretamen te das equações. Com estas tarefas foi possível identificar algumas das dificuldades sentidas pelos alunos, neste ramo da matemática.
id RCAP_75cf5ba90edeacf05fbc018ab764b57f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridadeNoções elementares da álgebraEvolução da noção de equaçãoPensamento algébricoEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasEsta dissertação é fruto de um processo de reflexão sobre a minha experiência pro fissional de nove anos de serviço, como docente de matemática, bem como do interesse pela análise do processo de aprendizagem que os alunos do sétimo ano de escolaridade fazem das noções elementares da álgebra. Para realizar esta investigação, foi selecionada uma turma de sétimo ano, em que a maioria dos alunos é interessada pelo seu percurso escolar, embora, por vezes, não sejam constantes na sua prestação em sala de aula, bem como na realização do estudo correto em casa. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, de caráter interpretativo. O estudo das noções elementares da álgebra no sétimo ano de escolaridade é um marco de suma importância no percurso escolar dos alunos. É no sétimo ano de escolaridade que estes têm o primeiro contacto com noções elementares da álgebra. Por isso as experiências iniciais tornam-se fulcrais para uma aprendizagem significativa da álgebra. Assim, neste estudo, pretende-se estudar o impacte das várias tarefas aplicadas em sala de aula, quer individualmente, quer aos pares, ou em turma, a fim de se perceber o que, efetivamente, o aluno aprendeu das noções elementares da álgebra, mais concretamen te das equações. Com estas tarefas foi possível identificar algumas das dificuldades sentidas pelos alunos, neste ramo da matemática.Fernandes, Elsa Maria dos SantosDigitUMaLopes, Lúcia Maria Teixeira2016-02-09T01:30:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/979201156962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:41Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:41.750089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
title A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
spellingShingle A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
Lopes, Lúcia Maria Teixeira
Noções elementares da álgebra
Evolução da noção de equação
Pensamento algébrico
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
title_short A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
title_full A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
title_fullStr A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
title_sort A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade
author Lopes, Lúcia Maria Teixeira
author_facet Lopes, Lúcia Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Elsa Maria dos Santos
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lúcia Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Noções elementares da álgebra
Evolução da noção de equação
Pensamento algébrico
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
topic Noções elementares da álgebra
Evolução da noção de equação
Pensamento algébrico
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
description Esta dissertação é fruto de um processo de reflexão sobre a minha experiência pro fissional de nove anos de serviço, como docente de matemática, bem como do interesse pela análise do processo de aprendizagem que os alunos do sétimo ano de escolaridade fazem das noções elementares da álgebra. Para realizar esta investigação, foi selecionada uma turma de sétimo ano, em que a maioria dos alunos é interessada pelo seu percurso escolar, embora, por vezes, não sejam constantes na sua prestação em sala de aula, bem como na realização do estudo correto em casa. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, de caráter interpretativo. O estudo das noções elementares da álgebra no sétimo ano de escolaridade é um marco de suma importância no percurso escolar dos alunos. É no sétimo ano de escolaridade que estes têm o primeiro contacto com noções elementares da álgebra. Por isso as experiências iniciais tornam-se fulcrais para uma aprendizagem significativa da álgebra. Assim, neste estudo, pretende-se estudar o impacte das várias tarefas aplicadas em sala de aula, quer individualmente, quer aos pares, ou em turma, a fim de se perceber o que, efetivamente, o aluno aprendeu das noções elementares da álgebra, mais concretamen te das equações. Com estas tarefas foi possível identificar algumas das dificuldades sentidas pelos alunos, neste ramo da matemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-02-09T01:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/979
201156962
url http://hdl.handle.net/10400.13/979
identifier_str_mv 201156962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129906839289856