Factores de risco e protecção na agressão em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponteira, Ana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/145
http://hdl.handle.net/20.500.11816/145
Resumo: Com esta investigação pretende-se aferir a dimensão da agressividade em contexto escolar, verificar se o nível de agressividade difere entre ambos os sexos e entre as diferentes idades e níveis de escolaridade, e ainda identificar quais os factores que influenciam os níveis de agressividade em contexto escolar. Esta análise centra-se apenas nos agressores. Foram estudadas as relações entre diversos factores de risco associados à escola, à família, ao grupo de pares, ao comportamento, ao sistema de crenças e à personalidade e examinados os contributos específicos de cada um desses indicadores na previsão do nível de agressividade. Para tal, recorremos ao questionário de Factores de Risco da Agressão em contexto escolar, ao questionário de Avaliação da Violência na Escola e nos Tempos Livres (CEVEO) e ao questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ – J). Estes questionários foram aplicados a uma amostra de 425 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos, abrangendo desde o 5º ao 9º ano de escolaridade de uma Escola Básica da área do grande Porto. O desenho da investigação caracteriza-se como observacional-descritivo transversal e foi utilizado o método epidemiológico correlacional. Comparativamente a Espanha, os níveis de agressividade da nossa amostra são inferiores. Constata-se que existem diferenças entre os sexos no que respeita ao nível de agressividade, bem como entre os níveis de escolaridade no que respeita, apenas, a Exclusão e Agressão de gravidade média. O mesmo não se verifica quando comparadas as diferentes idades. Os níveis de agressão correlacionam-se positivamente com o comportamento transgressivo dos amigos e com as crenças que suportam a agressividade, quer na Exclusão e Agressão de gravidade média, quer na Agressão grave. O baixo rendimento escolar correlaciona-se positivamente apenas com a Agressão grave. Os níveis de agressão correlacionam-se negativamente com o ambiente escolar, o envolvimento escolar, o suporte afectivo familiar, a supervisão parental e os elogios, quer na Exclusão e Agressão de gravidade média, quer na Agressão grave. As dimensões da personalidade extroversão e psicoticismo correlacionam-se negativamente apenas com a Agressão grave. Os indicadores que melhor permitem prever a Exclusão e a Agressão de gravidade média são o comportamento transgressivo próprio e pelo dos amigos, o suporte afectivo familiar, o sistema de crenças e pela extroversão. A Agressão grave é predita pelo comportamento transgressivo dos amigos, pela aceitação por parte dos amigos, pela supervisão parental, pelo sistema de crenças e pela extroversão. Estes resultados confirmam, genericamente, a importância dos factores individuais e ambientais na determinação da conduta agressiva em contexto escolar.
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