Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, João Fernando Rebelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12173
Resumo: Ao terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade.
id RCAP_60575c1072e81a4e8cc7a143e6508bff
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de GouveiaEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioPrática de ensino supervisionadaProcesso de ensino-aprendizagemFormação de professoresPhysical educationPreparatory education (junior high)Secondary education (high school)Supervised teaching practiceTeaching-learning processTeacher trainingAo terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade.Universidade de Évora2014-12-30T16:14:10Z2014-12-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12173http://hdl.handle.net/10174/12173TID:201233142porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojfrb_16@hotmail.com672Batista, João Fernando Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.381564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
Batista, João Fernando Rebelo
Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
Formação de professores
Physical education
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
Teaching-learning process
Teacher training
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
author Batista, João Fernando Rebelo
author_facet Batista, João Fernando Rebelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, João Fernando Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
Formação de professores
Physical education
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
Teaching-learning process
Teacher training
topic Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
Formação de professores
Physical education
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
Teaching-learning process
Teacher training
description Ao terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T16:14:10Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12173
http://hdl.handle.net/10174/12173
TID:201233142
url http://hdl.handle.net/10174/12173
identifier_str_mv TID:201233142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
jfrb_16@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540746579968