Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12173 |
Resumo: | Ao terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade. |
id |
RCAP_60575c1072e81a4e8cc7a143e6508bff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12173 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de GouveiaEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioPrática de ensino supervisionadaProcesso de ensino-aprendizagemFormação de professoresPhysical educationPreparatory education (junior high)Secondary education (high school)Supervised teaching practiceTeaching-learning processTeacher trainingAo terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade.Universidade de Évora2014-12-30T16:14:10Z2014-12-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12173http://hdl.handle.net/10174/12173TID:201233142porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojfrb_16@hotmail.com672Batista, João Fernando Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.381564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia Batista, João Fernando Rebelo Educação física Ensino básico Ensino secundário Prática de ensino supervisionada Processo de ensino-aprendizagem Formação de professores Physical education Preparatory education (junior high) Secondary education (high school) Supervised teaching practice Teaching-learning process Teacher training |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia |
author |
Batista, João Fernando Rebelo |
author_facet |
Batista, João Fernando Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, João Fernando Rebelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino básico Ensino secundário Prática de ensino supervisionada Processo de ensino-aprendizagem Formação de professores Physical education Preparatory education (junior high) Secondary education (high school) Supervised teaching practice Teaching-learning process Teacher training |
topic |
Educação física Ensino básico Ensino secundário Prática de ensino supervisionada Processo de ensino-aprendizagem Formação de professores Physical education Preparatory education (junior high) Secondary education (high school) Supervised teaching practice Teaching-learning process Teacher training |
description |
Ao terminar o Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora surge a elaboração deste relatório que tem como objetivo descrever o trabalho realizado por mim nas quatro dimensões pedagógicas durante o ano letivo: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Este relatório pretende também descrever de uma forma reflexiva o que foi a minha formação e o meu processo de ensino-aprendizagem enquanto professor estagiário de Educação Física. Essa formação foi realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012 através do estágio pedagógico da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), onde fui responsável por lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9ºAno e a outra turma do 12ºAno; ### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice conducted by João Fernando Rebelo Batista at André de Gouveia Secondary School in Évora. At the end of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Évora appears the construction of this report with aim to describe the work done by me in the four pedagogical dimensions during the school year. Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. This report also aims to describe in a reflexive way that was my training and my teaching-learning process as a trainee teacher of Physical Education. This training was held in the High School André de Gouveia, in Évora, in academic year 2011/2012 through the teaching practice in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), where I was responsible for teaching the discipline of Physical Education to a class of 9th grade and another class of 12th grade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T16:14:10Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12173 http://hdl.handle.net/10174/12173 TID:201233142 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12173 |
identifier_str_mv |
TID:201233142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação jfrb_16@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540746579968 |