Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Socorro, Luís Eduardo Rebelo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11583
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora. A PES decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. A organização deste relatório teve por base a estrutura do regulamento da PES, procurando focar 4 dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. As dimensões referidas focalizam os momentos mais determinantes do nosso processo de formação, como professores estagiários no ano atrás referido. A elaboração deste documento pouco ambíguo e suficientemente “compacto”, pretendeu reflectir as vivências que a PES nos proporcionou. A preparação acerca do seu desempenho, percurso, sucessos, dificuldades e aprendizagens. Terminando numa breve conclusão/apreciação sobre todo o processo desenvolvido; ### ABSTRACT: The present work was developed under the Supervised Teaching Practice program for the master’s thesis in Teaching of Physical Education in Junior High and High School, at the Universidad de Évora. With activities developed with the preparatory and secondary level classes’ junior high and high school in the academic year 2010/2011. The organization of the report was based on the PES regulation structure, with focus on four dimensions: Organization and Management of Teaching and Learning; Participation at School and Community Relations; Social and Ethical Professional Development; Lifelong Professional Development. The described dimensions correspond to the most decisive moments of the training process as teachers during the aforementioned academic year. The preparation of the document was kept unambiguous and directed, and it is intended to reflect the experiences that ESP provided; as such, it focuses on performance, learning “path”, successes, difficulties and learning experiences. The work concludes with a brief summary and/or assessment of the process.
id RCAP_5eae7c2daea55c5859de2b23d33a171f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágioEducação físicaEstágio pedagógicoEnsino básicoEnsino secundárioPrática de ensino supervisionadaPhysical educationPedagogic internshipPreparatory education (junior high)Secondary education (high school)Supervised teaching practice (PES)O presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora. A PES decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. A organização deste relatório teve por base a estrutura do regulamento da PES, procurando focar 4 dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. As dimensões referidas focalizam os momentos mais determinantes do nosso processo de formação, como professores estagiários no ano atrás referido. A elaboração deste documento pouco ambíguo e suficientemente “compacto”, pretendeu reflectir as vivências que a PES nos proporcionou. A preparação acerca do seu desempenho, percurso, sucessos, dificuldades e aprendizagens. Terminando numa breve conclusão/apreciação sobre todo o processo desenvolvido; ### ABSTRACT: The present work was developed under the Supervised Teaching Practice program for the master’s thesis in Teaching of Physical Education in Junior High and High School, at the Universidad de Évora. With activities developed with the preparatory and secondary level classes’ junior high and high school in the academic year 2010/2011. The organization of the report was based on the PES regulation structure, with focus on four dimensions: Organization and Management of Teaching and Learning; Participation at School and Community Relations; Social and Ethical Professional Development; Lifelong Professional Development. The described dimensions correspond to the most decisive moments of the training process as teachers during the aforementioned academic year. The preparation of the document was kept unambiguous and directed, and it is intended to reflect the experiences that ESP provided; as such, it focuses on performance, learning “path”, successes, difficulties and learning experiences. The work concludes with a brief summary and/or assessment of the process.Universidade de Évora2014-10-16T15:58:08Z2014-10-162011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11583http://hdl.handle.net/10174/11583porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Socorro, Luís Eduardo Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:19.030372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
Socorro, Luís Eduardo Rebelo
Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice (PES)
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia: relatório de estágio
author Socorro, Luís Eduardo Rebelo
author_facet Socorro, Luís Eduardo Rebelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Socorro, Luís Eduardo Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice (PES)
topic Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice (PES)
description O presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, estágio pedagógico desenvolvido no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade Évora. A PES decorreu na Escola Secundária André de Gouveia, no 3º Ciclo e Ensino Secundário, no ano lectivo de 2010/2011. A organização deste relatório teve por base a estrutura do regulamento da PES, procurando focar 4 dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. As dimensões referidas focalizam os momentos mais determinantes do nosso processo de formação, como professores estagiários no ano atrás referido. A elaboração deste documento pouco ambíguo e suficientemente “compacto”, pretendeu reflectir as vivências que a PES nos proporcionou. A preparação acerca do seu desempenho, percurso, sucessos, dificuldades e aprendizagens. Terminando numa breve conclusão/apreciação sobre todo o processo desenvolvido; ### ABSTRACT: The present work was developed under the Supervised Teaching Practice program for the master’s thesis in Teaching of Physical Education in Junior High and High School, at the Universidad de Évora. With activities developed with the preparatory and secondary level classes’ junior high and high school in the academic year 2010/2011. The organization of the report was based on the PES regulation structure, with focus on four dimensions: Organization and Management of Teaching and Learning; Participation at School and Community Relations; Social and Ethical Professional Development; Lifelong Professional Development. The described dimensions correspond to the most decisive moments of the training process as teachers during the aforementioned academic year. The preparation of the document was kept unambiguous and directed, and it is intended to reflect the experiences that ESP provided; as such, it focuses on performance, learning “path”, successes, difficulties and learning experiences. The work concludes with a brief summary and/or assessment of the process.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-16T15:58:08Z
2014-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11583
http://hdl.handle.net/10174/11583
url http://hdl.handle.net/10174/11583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136538547716096