Marketing para crianças : o segmento infantil como mercado de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Filipa Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17321
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
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spelling Marketing para crianças : o segmento infantil como mercado de influênciaCriançasConsumoMarketing para criançasChildrenConsumptionMarketing to children658.8159.922.7316.6.053.2Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaO tema marketing para crianças suscita bastante interesse, tratando-se de um tema bastante vasto e complexo, aliando a criança e todos os tópicos que lhe são subjacentes e o marketing como ferramenta de gestão, tentando compreender como é que este grande universo de “pequenos consumidores” consegue influenciar de forma tão sagaz o comportamento de compra dos seus pais. Deste modo, o objetivo primacial desta dissertação centra-se em aferir a importância do segmento infantil, como mercado de influências, nas decisões de compra dos pais. Na fase embrionária deste estudo tivemos em consideração as principais contribuições teóricas que nos permitiram retirar várias ilações fundamentais para a desenvoltura do nosso trabalho. Tratando-se de um público com características bastante peculiares (crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos) tivemos um cuidado acrescido na seleção da metodologia a utilizar e optámos por desenhos alusivos ao tema: “Uma ida às compras com os meus pais!” como técnica projetiva combinados com entrevistas individuais. Os resultados obtidos através dos desenhos ajudaram a identificar diferentes padrões e existe uma evolução notória na forma como as crianças encaram uma ida às compras. Depois de realizar as entrevistas foi-nos possível concluir que as crianças têm perceção da sua influência no comportamento de compra dos pais e que a exercem de forma direta através de pedidos. Os pedidos da nossa amostra são maioritariamente brinquedos que veem em superfícies comerciais e a principal justificação para esses pedidos é o facto de declararem que precisam. A dissertação que a seguir apresentamos é uma reflexão crítica de alguns conceitos do marketing para crianças analisando-os de uma forma amplamente concisa.The marketing to children theme raises a lot of interest, since this is a very vast and complex subject, combining the child studies and marketing as a management tool, trying to understand how this great universe of "small consumers" can influence so wisely their parents purchasing behaviour. Thus, the primary goal of this dissertation focuses on the importance of assessing children's segment, as a market of influences in parents purchasing decisions. In the early stage of this study we took into consideration the major theoretical contributions that allowed us to draw several key lessons for the progress of our work. Being a public with quite peculiar characteristics (children aged 6 to 10 years) we have been very careful in the choice of the methodology to use and we have chosen a quantitative approach combining projective techniques and interviews. Thus, the methodology involved the analysis of drawings related to the theme: "A shopping trip with my parents" and individual interviews with children aged 6 to 10 years. The obtained results from the drawings helped to identify different patterns and showed that there is a remarkable evolution of how children of different age groups face a shopping trip. After conducting the interviews we were able to conclude that children are aware of their influence on parents purchasing behaviour and that they use it directly through requests. The children‟s requests from our sample are mostly toys seen in the supermarkets, and the main reason why they ask them it‟s because they declare they need them. This dissertation is a critical reflection of some marketing concepts to children, analysing them in a widely concise way.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoNeves, Ana Filipa Santos20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:12.382045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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