Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10299 |
Resumo: | 16 valores |
id |
RCAP_76047021eca64aaa0dc051e2737c6fb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveisLogísticaPickingSimulaçãoArmazémSimulacionArlmacénLogística16 valoresO presente trabalho aborda a atividade de recolha e separação de pedidos, e analisa, por meio da simulação computacional, o impacto da utilização de estratégias e tecnologias nessa atividade. De acordo com a literatura, é possível verificar que existe uma variedade de abordagens, sistemas e tecnologias desenvolvidas especificamente para o picking. A escolha da melhor opção para reduzir o tempo de picking depende das características de cada armazém e os processos que são realizados. Neste trabalho, foi feito um estudo de caso em uma empresa distribuidora de peças de automóvel localizada no Porto - PT. Atualmente, esta empresa não utiliza qualquer estratégia ou tecnologia para tentar minimizar o tempo de recolha dos itens. Portanto, o objetivo principal foi propor melhorias a esta empresa, no que diz respeito ao seu processo de picking. Para cumprir este objetivo, foram analisadas diversas estratégias e tecnologias para selecionar as mais adequadas, de acordo com as características do armazém. Após a análise da situação atual da empresa e os processos realizados no armazém, constatou-se que o método de recolha por lote com as rotas de heurística combinada é o mais adequado para a empresa, podendo reduzir até 40% o tempo do processo de recolha. Além disso, o uso da tecnologia de Radio Frequência pode economizar ainda mais 15% no tempo do picking. Sendo assim, com os tempos de picking recolhidos na empresa, foram feitas as simulações no software Arena para quatro modelos diferentes e os resultados obtidos mostram que é possível melhorar a eficiência do armazém da empresa estudada.En el presente trabajo se aborda la actividad de adquisición y separación de pedidos, analizando mediante simulación computacional el impacto de implementar estrategias y tecnologías. De acuerdo a la literatura, se verifica que existe una variedad de aborgajes , sistemas y tecnologías desarrollados especificamente para el picking. La elección de la mejor opción para reducir el tiempo de picking, depende de las características de cada almacén y los procesos utilizados. En este trabajo, se realizó un estudio de caso en una empresa distribuidora de piezas de automóviles, localizado en la ciudad de Porto-PT. Actualmente, dicha empresa no utiliza estrategia alguna o tecnología parar intentar minimizar el tiempo de recogida de mercadería. Por lo tanto, el objetivo principal fue proponer a la empresa mejorías respecto de su proceso de picking. Para cumplir dicho objetivo, se analizaron diversas estrategias y tecnologías para seleccionar las más adecuadas, de acuerdo com las características del almacén. Luego de analizar la situación actual de la empresa y los procesos en el almacén, se constató que el método de recogida por lote utilizando heurística combinada es el más adecuado para la empresa, pudiendo reducir hasta una 40 % el tiempo de recogida. Por otro lado, el uso de tecnología de radio frecuencia puede economizar 15 % más en el tiempo de picking. Siendo así, com los tiempos de picking recogidos en la empresa, se realizaron las simulaciones para cuatro modelos diferentes en el software Arena, observándose a partir de los resultados obtenidos, que es posible mejorar la eficiencia del almacén de la empresa estudiada.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamos, Fellipe2017-09-21T13:28:56Z2017-01-302017-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10299TID:201734419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:44.774062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
title |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
spellingShingle |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis Ramos, Fellipe Logística Picking Simulação Armazém Simulacion Arlmacén Logística |
title_short |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
title_full |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
title_fullStr |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
title_full_unstemmed |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
title_sort |
Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveis |
author |
Ramos, Fellipe |
author_facet |
Ramos, Fellipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, António José Galrão Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Fellipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Picking Simulação Armazém Simulacion Arlmacén Logística |
topic |
Logística Picking Simulação Armazém Simulacion Arlmacén Logística |
description |
16 valores |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-21T13:28:56Z 2017-01-30 2017-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10299 TID:201734419 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10299 |
identifier_str_mv |
TID:201734419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131402668605440 |