Gestão do processo de mudança nas organizações de saúde: revisão narrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forra Da Silva, Sandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gaio, Mª Cecília, Sanches, Sara, José, Helena, Henriques, Fernanda, Gouveia, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17244
Resumo: Este artigo é um estudo de revisão narrativa acerca da gestão do processo de mudança nas organizações de saúde em contexto atual. As organizações de saúde são ambientes complexos, não estanques e em constante mudança. Com os rápidos avanços técnico-científicos e o processo de globalização é imprescindível que estas organizações adotem uma gestão de mudança, de modo que a organização se mantenha atualizada e consiga encontrar respostas para as suas necessidades quotidianas. Tendo como objetivo contribuir para um melhor conhecimento acerca do processo de mudança organizacional e identificar a forma como as mudanças organizacionais são percecionadas, foi definida a seguinte questão de partida: Quais os fatores que interferem no processo de mudança nas organizações de saúde? Para encontrar resposta para a questão foram efetuadas pesquisas de artigos nas bases de dados Business Source Complete e American Psychology Association PsycInfo, utilizando os descritores “organizacional change management” e “healthcare”, sendo identificados 195 artigos dos quais, após seleção e verificação de elegibilidade, foram incluídos 8 artigos relevantes e atuais na presente revisão narrativa. A análise dos artigos incluídos reforça a ideia que a resistência à mudança é um dos principais fatores para o fracasso. Pudemos concluir que um dos principais fatores de resistência à mudança é a falta de confiança entre os colaboradores e os seus superiores hierárquicos; o fracasso da gestão do processo de mudança prende-se com o facto do gestor não ter em consideração as opiniões, renitência e anseios dos seus colaboradores face a essa mesma mudança; a formação contínua, o desenvolvimento profissional e a comunicação influenciam a eficácia e desempenho dos profissionais.
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