O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1488 |
Resumo: | A fim de contribuir com a literatura a respeito da reação dos indivíduos às mudanças organizacionais, elaborou-se um estudo de caso com o objetivo principal responder à seguinte pergunta de pesquisa: na percepção do indivíduo, qual o papel do gerente e da comunicação na construção do significado da mudança organizacional em uma empresa pública brasileira? Descobriu-se que os principais papéis dos gerentes são: comunicar e informar sobre o plano de mudança; convencer os empregados a adotarem a mudança; motivá-los a participar; envolver-se com a mudança. Além disso, para os funcionários, a comunicação tem como principais papéis: mostrar os benefícios e o valor da mudança; alinhar as idéias das pessoas em relação à mudança; evitar fofocas e conversa de corredor; e motivar os funcionários a aderirem à mudança. Ao final do estudo foi possível apontar os fatores críticos de sucesso para a mudança na empresa em análise. |
id |
UFMG-19_a2ef4e4ec8228937a26a7d6c8023159b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1488 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRAsignificado da mudançamudança organizacionalgestão da mudançaA fim de contribuir com a literatura a respeito da reação dos indivíduos às mudanças organizacionais, elaborou-se um estudo de caso com o objetivo principal responder à seguinte pergunta de pesquisa: na percepção do indivíduo, qual o papel do gerente e da comunicação na construção do significado da mudança organizacional em uma empresa pública brasileira? Descobriu-se que os principais papéis dos gerentes são: comunicar e informar sobre o plano de mudança; convencer os empregados a adotarem a mudança; motivá-los a participar; envolver-se com a mudança. Além disso, para os funcionários, a comunicação tem como principais papéis: mostrar os benefícios e o valor da mudança; alinhar as idéias das pessoas em relação à mudança; evitar fofocas e conversa de corredor; e motivar os funcionários a aderirem à mudança. Ao final do estudo foi possível apontar os fatores críticos de sucesso para a mudança na empresa em análise.CEPEAD/FACE - UFMG2012-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/148810.21171/ges.v6i14.1488Management & Society Electronic Journal; Vol. 6 No. 14 (2012): maio/agosto; 178-198Gestão e Sociedade; v. 6 n. 14 (2012): maio/agosto; 178-1981980-575610.21171/ges.v6i14reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1488/980Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha-Pinto, Sandra ReginaMuniz, Juliana Carvalho2016-12-28T16:12:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1488Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:34Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
title |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
spellingShingle |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA Rocha-Pinto, Sandra Regina significado da mudança mudança organizacional gestão da mudança |
title_short |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
title_full |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
title_fullStr |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
title_sort |
O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA |
author |
Rocha-Pinto, Sandra Regina |
author_facet |
Rocha-Pinto, Sandra Regina Muniz, Juliana Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Juliana Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha-Pinto, Sandra Regina Muniz, Juliana Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
significado da mudança mudança organizacional gestão da mudança |
topic |
significado da mudança mudança organizacional gestão da mudança |
description |
A fim de contribuir com a literatura a respeito da reação dos indivíduos às mudanças organizacionais, elaborou-se um estudo de caso com o objetivo principal responder à seguinte pergunta de pesquisa: na percepção do indivíduo, qual o papel do gerente e da comunicação na construção do significado da mudança organizacional em uma empresa pública brasileira? Descobriu-se que os principais papéis dos gerentes são: comunicar e informar sobre o plano de mudança; convencer os empregados a adotarem a mudança; motivá-los a participar; envolver-se com a mudança. Além disso, para os funcionários, a comunicação tem como principais papéis: mostrar os benefícios e o valor da mudança; alinhar as idéias das pessoas em relação à mudança; evitar fofocas e conversa de corredor; e motivar os funcionários a aderirem à mudança. Ao final do estudo foi possível apontar os fatores críticos de sucesso para a mudança na empresa em análise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1488 10.21171/ges.v6i14.1488 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1488 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v6i14.1488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1488/980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 6 No. 14 (2012): maio/agosto; 178-198 Gestão e Sociedade; v. 6 n. 14 (2012): maio/agosto; 178-198 1980-5756 10.21171/ges.v6i14 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067419010727936 |