A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22535
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_76270e29b10840807454178440343281
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupoComunicação matemáticaTrabalho de grupoEnsino secundário (10º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2015Este trabalho investigativo surge da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a comunicação matemática escrita de alunos do 10.º ano de escolaridade, em contexto de trabalho de grupo. Incidiu sobre cinco aulas de 90 minutos, lecionadas a uma turma do 10.º ano de escolaridade, na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Atendendo à temática em estudo, as aulas lecionadas foram centradas no trabalho de grupo, tendo por base tarefas de natureza exploratória inseridas no tópico das funções quadráticas, com o objetivo de promover a discussão entre os elementos do grupo e em grande grupo. A recolha de dados que possibilitou esta investigação foi realizada através da observação de aulas, da análise documental das produções escritas individuais resultantes do trabalho realizado em grupo e da análise do registo de gravações áudio da interação de dois grupos de alunos – sendo os mais representativos da heterogeneidade ao nível de aproveitamento – durante os momentos de realização das tarefas em grupo. Este estudo sugere que embora já alguns alunos revelem preocupação em apresentar produções escritas com algum rigor, através do uso de terminologia matemática simbólica e de vocabulário formal, na sua maioria, recorrem ainda ao uso de vocabulário informal. Sugere, também, que a forma como produzem explicações escritas mais ou menos completas depende da forma como o trabalho em grupo é desenvolvido. Ficou evidente que os alunos não recorrem preferencialmente a um dos tipos de representação – algébrica ou gráfica.This research paper arises from the need to deepen the knowledge about written mathematics communication of 10th grade students, on a group work context. This paper focused on the teaching of five 90 minutes’ sessions, to a class of 10th grade students in Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Given the subject area at study, the classes were focused on group work, having been based on exploratory tasks within the topic of the quadratic function, with the purpose of promoting discussion amongst group members and among the group in general. This investigation was possible due to the data collection that happened through class observation, through the documental analysis of the individual written productions resulting from the group work that was carried out, and from the analysis of the audio records that were made from the interaction between two groups of students, namely the most heterogeneously significant in terms of educational outcome, when they were performing group tasks. This investigation suggests that despite 10th grade students showing some concern in presenting thorough written productions through the usage of symbolic mathematical terminology and formal vocabulary, the majority of them still reach for informal vocabulary. It also impacts the way that these students produce written explanations, that can seem more or less detailed, depending on which way the group work is developed. It was very clear that the students do not reach for one of the types of representation with greater frequency – whether it be algebraic or graphic.Santos, Leonor, 1949-Boto, João Pedro, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMatias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-2016-02-02T16:23:33Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22535TID:201433230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:06.475056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
title A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
spellingShingle A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
Matias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-
Comunicação matemática
Trabalho de grupo
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
title_full A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
title_fullStr A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
title_full_unstemmed A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
title_sort A comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
author Matias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-
author_facet Matias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Boto, João Pedro, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Ana Filipa Figueiredo Santos, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Trabalho de grupo
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Comunicação matemática
Trabalho de grupo
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-08
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-02T16:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22535
TID:201433230
url http://hdl.handle.net/10451/22535
identifier_str_mv TID:201433230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134308539039744