De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ismaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3743
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_76289a76abbbe21127f019effc444f4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório NacionalTécnica de dança clássicaEstilo e técnica BournonvilleInterdisciplinaridade em dançaBailarino adolescenteInterdisciplinarity in danceBallet techniqueAdolescent dancerBournonville style and techniqueRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, este relatório é referente ao Estágio que decorreu na Escola de Dança do Conservatório Nacional- EDCN, nas disciplinas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica, com uma turma de raparigas do 7º Ano de Dança/11º Ano Académico. O estágio teve como principal objetivo fomentar a interdisciplinaridade entre as três áreas de intervenção, ou seja, e mais especificamente encontrar estratégias e metodologias de ensino que permitam desenvolver, nas alunas, capacidades técnicas e de estilo para abordar o repertório Bournonville e mais particularmente o bailado “Napoli”. Para desenvolver o nosso trabalho, partimos de uma pesquisa da literatura e da recolha de elementos teóricos fundamentais à nossa investigação. Optámos por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à educação e apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos característicos da investigação-ação. A nossa atuação no meio de intervenção dividiu-se igualmente pelas três disciplinas respeitando sempre as etapas fundamentais e próprias da investigação ação: a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a reformulação. Após recolha, análise dos dados e conclusão do estágio procedemos a uma reflexão final que nos permitiu constatar e concluir que a nossa intervenção, nas três áreas de intervenção, atuou como um elemento positivo, catalisador e facilitador no processo de abordagem à técnica e ao estilo Bournonville, através de um trabalho transversal e interdisciplinar cujo reflexo prático se identificou na excelente apresentação, das alunas que integraram a amostra, no bailado “ Napoli”, no espetáculo final da EDCN.ABSTRACT - Drawn up within the framework of the Master's Degree in Dance Education, this report refers to the apprenticeship course held in the National Dance Conservatoire -EDCN, with a class of girls from the 7th grade in dance- 11º Academic year, in the three disciplines of Classical Ballet, Classical Repertoire and Choreographic Workshop. The apprenticeship had, as main objective, to promote interdisciplinarity between the three areas of intervention, particularly discovering strategies and teaching methodologies that allow the students to develop technical skills and style to address the Bournonville repertoire and particularly the Ballet Napoli. The development of our research took off from a search in the literature and the collection of fundamental theoretical elements to base our investigation on. We opted to use a qualitative research methodology applied to education and we supported our research on techniques and instruments characteristic of an action based research. Our intervention in the three different areas was divided equally among the three disciplines respecting the fundamental steps of an action based research: observation, planning, action, reflection and reworking. After collecting, analyzing the data, and completing our apprenticeship, we proceeded to a final reflection that allowed us to acknowledge that our intervention in the three disciplines served as a positive element, catalytic and facilitator in the process of approaching to Bournonville’s style and technique, through a transversal and interdisciplinary work and action.Nascimento, Vanda Maria dos SantosRCIPLIsmaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans2014-08-08T09:20:05Z2013-11-132013-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3743TID:201000083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:18.887057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Ismaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans
Técnica de dança clássica
Estilo e técnica Bournonville
Interdisciplinaridade em dança
Bailarino adolescente
Interdisciplinarity in dance
Ballet technique
Adolescent dancer
Bournonville style and technique
title_short De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_sort De Vaganova a Bournonville : a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica, Repertório Clássico e Oficina Coreográfica - 7º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
author Ismaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans
author_facet Ismaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Vanda Maria dos Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ismaily, Pascale Andrée Georgette Mosselmans
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Estilo e técnica Bournonville
Interdisciplinaridade em dança
Bailarino adolescente
Interdisciplinarity in dance
Ballet technique
Adolescent dancer
Bournonville style and technique
topic Técnica de dança clássica
Estilo e técnica Bournonville
Interdisciplinaridade em dança
Bailarino adolescente
Interdisciplinarity in dance
Ballet technique
Adolescent dancer
Bournonville style and technique
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13
2013-11-13T00:00:00Z
2014-08-08T09:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3743
TID:201000083
url http://hdl.handle.net/10400.21/3743
identifier_str_mv TID:201000083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389869023232