Elementos morfológicos da análise de sentimento em plataformas de mídia sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38508
Resumo: As plataformas de mídia social podem ser uma mais valia para que as empresas avaliem o desempenho de seu negócio, pois o uso de plataformas como Instagram se tornou muito popular entre os consumidores, a princípio por outros motivos, mas fato é que muitas empresas a utilizam como portifólio para apresentar seu produto/serviço, contudo, quando o fazem estão sujeitos a críticas positivas ou negativas. O número de usuários nas plataformas de mídia social cresceu muito nos últimos anos e continua a crescer, se tornando uma grande fonte de dados. Esses dados que se encontram desestruturados podem ser analisados por processos de análise de conteúdo e particularmente interpretados por meio da análise de sentimento e, então, busca-se compreender como o consumidor se sente face determinada campanha promovida pela empresa, por exemplo. Com esses resultados a empresa pode melhorar seu serviço, produto e atendimento ao consumidor. Emerge assim, a análise de sentimento nas plataformas de mídia sociais, como objetivo relevante na gestão moderna de empresas de todas as dimensões. Neste estudo exploratório e interpretativo, foram extraídos e analisados dados do Instagram e, foi ainda possível concluir que os sentimentos dos usuários da plataforma, face suas reações a publicações feitas pela empresa na plataforma de mídia social Instagram, revelam normalmente sentimentos positivos e, os de sinal contrário, foram de reduzido impacto.
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