Elementos morfológicos da análise de sentimento em plataformas de mídia sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38508 |
Resumo: | As plataformas de mídia social podem ser uma mais valia para que as empresas avaliem o desempenho de seu negócio, pois o uso de plataformas como Instagram se tornou muito popular entre os consumidores, a princípio por outros motivos, mas fato é que muitas empresas a utilizam como portifólio para apresentar seu produto/serviço, contudo, quando o fazem estão sujeitos a críticas positivas ou negativas. O número de usuários nas plataformas de mídia social cresceu muito nos últimos anos e continua a crescer, se tornando uma grande fonte de dados. Esses dados que se encontram desestruturados podem ser analisados por processos de análise de conteúdo e particularmente interpretados por meio da análise de sentimento e, então, busca-se compreender como o consumidor se sente face determinada campanha promovida pela empresa, por exemplo. Com esses resultados a empresa pode melhorar seu serviço, produto e atendimento ao consumidor. Emerge assim, a análise de sentimento nas plataformas de mídia sociais, como objetivo relevante na gestão moderna de empresas de todas as dimensões. Neste estudo exploratório e interpretativo, foram extraídos e analisados dados do Instagram e, foi ainda possível concluir que os sentimentos dos usuários da plataforma, face suas reações a publicações feitas pela empresa na plataforma de mídia social Instagram, revelam normalmente sentimentos positivos e, os de sinal contrário, foram de reduzido impacto. |
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Elementos morfológicos da análise de sentimento em plataformas de mídia sociaisAnálise de sentimentoAnálise semânticaPlataforma de mídia socialInteligência artificialInstagramSentiment analysisMachine learningSoftwareSocial media platformArtificial intelligenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs plataformas de mídia social podem ser uma mais valia para que as empresas avaliem o desempenho de seu negócio, pois o uso de plataformas como Instagram se tornou muito popular entre os consumidores, a princípio por outros motivos, mas fato é que muitas empresas a utilizam como portifólio para apresentar seu produto/serviço, contudo, quando o fazem estão sujeitos a críticas positivas ou negativas. O número de usuários nas plataformas de mídia social cresceu muito nos últimos anos e continua a crescer, se tornando uma grande fonte de dados. Esses dados que se encontram desestruturados podem ser analisados por processos de análise de conteúdo e particularmente interpretados por meio da análise de sentimento e, então, busca-se compreender como o consumidor se sente face determinada campanha promovida pela empresa, por exemplo. Com esses resultados a empresa pode melhorar seu serviço, produto e atendimento ao consumidor. Emerge assim, a análise de sentimento nas plataformas de mídia sociais, como objetivo relevante na gestão moderna de empresas de todas as dimensões. Neste estudo exploratório e interpretativo, foram extraídos e analisados dados do Instagram e, foi ainda possível concluir que os sentimentos dos usuários da plataforma, face suas reações a publicações feitas pela empresa na plataforma de mídia social Instagram, revelam normalmente sentimentos positivos e, os de sinal contrário, foram de reduzido impacto.Social media platforms can be an asset for companies to evaluate the performance of their business, as well as helping to develop the companyconsumer relationship, as the us of platforms such as Instagram has become very popular among consumers, at first for other proposes, but the fact is that many companies also use it as a portfolio to present their product/service, however, when the company do this it is exposed to positive or negative criticism. Due to the large number of users, social media platforms can turn out to be a huge source of data. These unstructured data can be analyzed by content analysis process and, then we seek to understand how the consumer sees the brand, product, or service, for example. Thus, sentiment analysis on social media platforms emerges as a relevant object in the modern management of companies of all sizes. Having identified the morphological complexity of sentiment analysis and the methods of extraction of it, the analysis of this type of data, through a literature review, an empirical study was carried out, using the case of study methodology, in a company that sells flowers and ornamental plants. For this exploratory and interpretative study, data from Instagram were extracted and analyzed. Despite the technological limitation, it was possible to conclude that the sentiment of the users of the platform face company’s posts on Instagram was positive and, those of the opposite sign, had little impact.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Beatriz Pereira2023-02-03T01:30:35Z2022-07-122022-042022-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38508TID:203042581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:26.900186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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