Envolvimento e participação de famílias de crianças com multideficiência no processo educativo, nos contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Alexandra de Jesus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9657
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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spelling Envolvimento e participação de famílias de crianças com multideficiência no processo educativo, nos contextos escolaresEnvolvimento e participação das famíliasConceções e práticas educativasContextos escolaresAlunos com multideficiênciaInvolvement and participation of familiesConceptions and practicesStudents with multiple disabilitiesSchool contextsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialConsiderando as particularidades apresentadas pelas crianças e jovens com multideficiência e a importância dada a uma rede de apoio na sua educação, torna-se imperativo perceber as práticas educativas existentes para assegurar o envolvimento e a participação de um elemento fundamental para o desenvolvimento destes alunos, as suas famílias e, esclarecer como se caracteriza a sua relação com a escola. O presente estudo realizou-se em duas Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência (UAM), uma do 1º ciclo e outra do 2º ciclo, e pretendeu investigar de que forma as famílias se envolvem e participam no processo educativo dos seus educandos. Neste sentido aplicou-se uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso múltiplo, que envolveu dez participantes de duas UAM (1º ciclo e 2º ciclo) e aplicaram-se as seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta e observação indireta. Para a observação direta recorreu-se à observação não participante e para a observação indireta aplicou-se o questionário, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Para o presente estudo definiram-se quatro objetivos. O primeiro objetivo visou conhecer as perceções dos quatro professores de Educação Especial (EE), de duas UAM, no que diz respeito ao envolvimento e participação das famílias de crianças com MD, no processo educativo dos seus educandos. Os resultados obtidos nas entrevistas semiestruturadas revelam que os professores têm uma perceção positiva em relação ao envolvimento e participação das famílias, no processo educativo dos seus educandos. O segundo objetivo pretendeu identificar as práticas e as estratégias desenvolvidas pelos professores de EE para promoverem o envolvimento e a participação das famílias, em contexto escolar. Os resultados decorrentes das entrevistas semiestruturadas, da observação direta e da pesquisa documental indicam que a prática aplicada com mais frequência é a comunicação, recorrendo a um instrumento comunicativo o “Caderno de comunicação”. O terceiro objetivo procurou descrever o modo como as famílias se envolvem e participam no processo educativo dos seus educandos, no contexto escolar e a importância que atribuem a esse envolvimento e participação. Aplicando entrevistas semiestruturadas aos seis encarregados de educação e recorrendo à observação direta e à pesquisa documental apercebemo-nos que as famílias dos dois contextos participam, essencialmente, em comemorações festivas, atribuindo ao envolvimento e à participação uma relevância positiva para o desenvolvimento dos seus educandos. O quarto e último objetivo pretendeu identificar as formas de envolvimento e participação no processo educativo que as famílias de crianças com MD privilegiam. Assim, os resultados obtidos das entrevistas semiestruturadas indicam que por parte das famílias existe uma diversidade de experiências que podem contribuir para o desenvolvimento do seu educando ao nível físico, social e educativo. De um modo geral, a investigação revelou-nos que nos contextos analisados tantos os professores como as famílias revelaram uma perceção favorável e relevante, no que diz respeito ao envolvimento e participação das famílias, no processo educativo dos seus educandos. Contudo, a investigação revelou algumas fragilidades na relação entre as duas partes, tanto no contexto do 1º ciclo como do 2º ciclo. O processo comunicativo foi um dos aspetos apontado pelas duas partes, como sendo uma fragilidade, apesar de em ambos os contextos se promover a comunicação através da aplicação de um instrumento comunicativo: o “Caderno de comunicação”.ABSTRACT Considering the particularities presented by children and young people with multiple disabilities (MD) and the importance give to a support network education, it becomes imperative to understand existences educational practice to ensure the involvement and participation of a fundamental element for the development of these students, their families and clarify how their relationship with the school is characterized. The presented study was carried out in two school with a Multiple Disabilities Unit (MDU), one of the elementary school and the other of the middle school, and aimed at investigate how families are involved and participate in the educational process of their students. In this sense, a methodology of a qualitative nature was applied, in the multiple case study modality, which involved ten participants (the elementary and middle school) and applied the following data collection techniques: direct observation and indirect observation. On direct observation was used for non-participant observation and for indirect observations the questionnaire, the documentary research and the semi-structured interview were applied. On the present study four goals were defined. The first goal was to understand the perceptions of the four Special Education Teachers (SET) of the two MDU, regarding the involvement and participation of children’s families with MD in the educational process of their students. The results obtained in the semi-structured interviews reveal that teachers have a positive perception regarding the involvement and participation of families in the educational process of their students. The second goal was to identify the practices and strategies developed by SET to promote family involvement and participation, in a school context. The results of semi-structured interviews, direct observation and documentary research indicate that the most commonly applied practice in communication, using a communicative tool called the “communication notebook”. The third goal was to describe the way in which families get involved and participate in the educational process of their students in the school context and the importance they attribute to this involvement and participation. Applying semi-structured interviews to the six families and using direct observation and documentary research, we realize that the families of the two contexts participate mainly in festive celebrations, attributing to involvement and participation a positive relevance for the development of their students. In the fourth and final goal was intended to identify ways of involvement and participation in the educational process that families of children with MD privilege. Thus, the results obtained from the semi-structured interviews indicate that families have a diversity of experiences that can contribute to the development of their learner at the physical, social and educational level. In general, the research revealed that in the analyzed contexts both teachers and families revealed a positive and relevant perception regarding the involvement and participation of families in the educational process of their students. However, the investigation revealed some weaknesses in the relationship between the two parts, both in the context of the elementary school and the middle school. The communicative process was one of the aspects pointed out by both parts, such as fragility, although in both contexts, communication is promoted through the application of communicative instrument, the “communication notebook”.Nunes, ClarisseRCIPLRodrigues, Patrícia Alexandra de Jesus2019-03-07T09:56:01Z2018-06-152018-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9657TID:202054845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.339377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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