O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caconda, Filipe Cabo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4550
Resumo: Este trabalho tem como tema “O Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango - Angola. Um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue”. Aqui apresentamos os resultados duma pesquisa efetuada em quatro escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, localizadas no Município de Menongue. Para aferir o nível de literacia financeira dos estudantes foi elaborado e aplicado um questionário. Com objetivo investigar junto do Ensino Secundário, nos estudantes das escolas do II Ciclo, nos variados cursos, o seu nível de conhecimento quanto à inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. A metodologia utilizada para mensurar o Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango – Angola, um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue, será a metodologia qualitativa, não documental, e como recolha de dados o inquérito por questionário aplicado aos estudantes das escolas selecionadas onde os mesmos foram escolhidos aleatoriamente. Recorreu-se igualmente à pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados obtidos neste estudo mostram um nível de literacia e inclusão financeira baixos entre os estudantes do II Ciclo das escolas de Menongue, pois apenas 35,83% dos inquiridos conhecem alguns significados de produtos e serviços bancários e cerca de 46% são titulares de uma conta bancária. Pelo exposto acima, este trabalho é um contributo para que o Ministério da Educação de Angola inclua os conteúdos de Educação Financeira nos currículos escolares desde muito cedo.
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