Literacia financeira, fiscal e contabilística: um estudo no 12.º ano do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Liliana Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40964
Resumo: O presente trabalho propõe-se estudar o nível de literacia financeira, fiscal e contabilística nos jovens do ensino secundário, mais propriamente do 12.º ano de escolaridade. Este trabalho encontra-se dividido em dois grandes grupos: o primeiro incide sobre a revisão de literatura e o segundo sobre o estudo empírico. Dentro da revisão da literatura contamos com dois grandes conceitos aqui inerentes: a educação financeira e a literacia financeira. Ainda dentro da revisão de literatura é explanado como se encontra organizado o sistema de ensino português. Já na segunda parte deste trabalho, onde se encontra o estudo empírico é apresentada a população-alvo, a metodologia usada, o tratamento dos dados, os resultados e as conclusões. Para se chegar às ditas conclusões foi usado como ferramenta de recolha de dados um questionário implementado aos estudantes de duas escolas secundárias da cidade de Aveiro. As conclusões retiradas vão ao encontro do que era esperado e daquilo que já tem vindo a ser concluído noutros estudos, ou seja, o nível de literacia financeira, fiscal e contabilística é classificado como médio-baixo. Através dos testes realizados, é possível constatar que das variáveis sociodemográficas analisadas, a variável curso tem influência significativa no nível de literacia financeira, fiscal e contabilística. Assim, este estudo é relevante, pois demonstra o quão necessário é apostar nestas temáticas, para preparar os mais novos para as necessidades do presente e do futuro.
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