Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Fialho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15346
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_766b35e00425a150ccf371a697e8c853
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolarAutismoEquitação terapêuticaEficácia escolarTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014O autismo integra-se nas perturbações globais do desenvolvimento e carateriza-se por dificuldades a nível cognitivo, da comunicação (verbal e não-verbal), interação social, reciprocidade sócio-emocional, relações interpessoais e padrões de comportamentos, interesses e atividades restritos e estereotipados. Estas caraterísticas dificultam a aprendizagem em contexto escolar, pelo que as intervenções psico-educacionais são muito importantes para melhor inclusão do aluno na escola e no seio familiar. De entre estas intervenções encontramos a Equitação Psico-Educacional que mostra trazer benefícios a nível das capacidades de comunicação e linguagem, comportamento, relações de afeto e interpessoais e competências cognitivas. O objetivo desta investigação foi o de conhecer a perspetiva dos encarregados de educação e professores sobre o impacto da equitação psico-educacional a nível da inclusão, adaptação e desempenho em contexto escolar. Utilizou-se uma metodologia de estudos de casos múltiplos, num total de cinco casos, crianças/jovens com autismo que frequentam a Equitação Psico-Educacional, com idades entre os 6 e 14 anos com base em escalas e entrevistas sobre o desenvolvimento de competências e de envolvimento escolar construídos para verificar as mudanças ocorridas entre o início e o final da frequência da equitação. Os resultados demonstraram existirem mudanças principalmente a nível dos domínios afetivo/emocional e social e comportamental, com algum impacto ao nível da comunicação e linguagem. Os encarregados de educação indicaram terem existido mudanças nesses mesmos domínios, tendo sido também essa a sua expetativa quando integraram o seu educando na intervenção.Autism is a global developmental disorder and is characterized by difficulties at various levels: cognitive, communication (verbal and nonverbal), social interaction, social-emotional reciprocity, interpersonal relationships and patterns of behavior, stereotyped and restricted interests and activities. These characteristics diminish school learning, so the psycho-educational interventions are very important for better inclusion of students in school and in the family. Among these interventions Psycho-Educational Riding shows benefits in terms of communication and language skills, behavior, and interpersonal relationships, affective and cognitive skills. The objective of this research was to acknowledge the perspective of parents and teachers about the impact of psycho-educational riding the terms of inclusion, adaptation and performance in schools. We used a multiple case studies methodology, with a total of five cases, children / youngsters with autism attending Psycho-Educational Riding, aged between 6 and 14 years. The data collection was based on scales and interviews on skills development and school involvement constructed to verify the changes between the beginning and the end frequency of riding. The results showed that there were changes primarily on affective / emotional, and social and behavioral domains, with some impact on communication and language. Caregivers indicated that there were changes in the same areas, and was also his expectation that they integrated their student intervention.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaDias, Joana Fialho2014-11-26T15:50:02Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15346TID:201162431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:50.212023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
title Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
spellingShingle Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
Dias, Joana Fialho
Autismo
Equitação terapêutica
Eficácia escolar
Teses de mestrado - 2014
title_short Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
title_full Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
title_fullStr Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
title_full_unstemmed Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
title_sort Autismo e equitação psico-educacional : os benefícios na adaptação escolar
author Dias, Joana Fialho
author_facet Dias, Joana Fialho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Joana Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Equitação terapêutica
Eficácia escolar
Teses de mestrado - 2014
topic Autismo
Equitação terapêutica
Eficácia escolar
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T15:50:02Z
2014
2014-07-07
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15346
TID:201162431
url http://hdl.handle.net/10451/15346
identifier_str_mv TID:201162431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134264884723712