Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alef Caetano Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36138
Resumo: Esta dissertação aborda diversos usos didáticos, interpretativos e performáticos que a técnica de emissão de harmônicos possui na flauta, e traz breve relato sobre a vida profissional e pessoal do professor Ary Ferreira, que foi o primeiro brasileiro a publicar uma tese abordando exclusivamente os harmônicos na flauta transversal. Nesta pesquisa darei continuidade ao estudo dos harmônicos anteriormente desenvolvido por FERREIRA (1944), com objetivo de trazer características didáticas à abordagem dos harmônicos na flauta, assim como contribuir com a disseminação e elaboração de material didático que tem como fonte primária a pesquisa desse grande flautista brasileiro. Esta pesquisa está dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo esclarece o conceito de a flauta ser um instrumento de série harmônica, e elucida de maneira didática sobre os modos de vibração nas cordas e tubos cilíndricos. O segundo capítulo aborda os harmônicos como ferramenta didática e de aprimoramento sonoro do flautista, propondo uma sugestão de classificação dos exercícios quanto à complexidade de execução. O terceiro capítulo explora o uso dos harmônicos como nuance de timbre por parte dos compositores e por parte do flautista enquanto intérprete e performer. Por fim, o quarto capítulo aborda o uso dos harmônicos como facilitadores de trechos difíceis durante a prática performática e interpretativa. A viabilização desta pesquisa se deu através de revisão bibliográfica acerca de métodos que abordam os harmônicos como ferramenta performática e didática, assim como revisão bibliográfica de artigos voltados à pedagogia da performance em flauta, e de entrevistas com professores flautistas de grande relevância no cenário nacional.
id UFMG_e2336a5137f3eb26b15691e267701a7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/36138
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2910529710363813Antonio Carlos GuimarãesMaurício Freire Garciahttp://lattes.cnpq.br/3540864052676811Alef Caetano Silva2021-05-26T17:47:00Z2021-05-26T17:47:00Z2020-10-21http://hdl.handle.net/1843/36138Esta dissertação aborda diversos usos didáticos, interpretativos e performáticos que a técnica de emissão de harmônicos possui na flauta, e traz breve relato sobre a vida profissional e pessoal do professor Ary Ferreira, que foi o primeiro brasileiro a publicar uma tese abordando exclusivamente os harmônicos na flauta transversal. Nesta pesquisa darei continuidade ao estudo dos harmônicos anteriormente desenvolvido por FERREIRA (1944), com objetivo de trazer características didáticas à abordagem dos harmônicos na flauta, assim como contribuir com a disseminação e elaboração de material didático que tem como fonte primária a pesquisa desse grande flautista brasileiro. Esta pesquisa está dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo esclarece o conceito de a flauta ser um instrumento de série harmônica, e elucida de maneira didática sobre os modos de vibração nas cordas e tubos cilíndricos. O segundo capítulo aborda os harmônicos como ferramenta didática e de aprimoramento sonoro do flautista, propondo uma sugestão de classificação dos exercícios quanto à complexidade de execução. O terceiro capítulo explora o uso dos harmônicos como nuance de timbre por parte dos compositores e por parte do flautista enquanto intérprete e performer. Por fim, o quarto capítulo aborda o uso dos harmônicos como facilitadores de trechos difíceis durante a prática performática e interpretativa. A viabilização desta pesquisa se deu através de revisão bibliográfica acerca de métodos que abordam os harmônicos como ferramenta performática e didática, assim como revisão bibliográfica de artigos voltados à pedagogia da performance em flauta, e de entrevistas com professores flautistas de grande relevância no cenário nacional.This dissertation approaches several didactic, interpretative and performing uses that the harmonic emission technique has on the flute, and brings a brief account of Professor Ary Ferreira’s professional and personal lives, who was the first Brazilian to publish a thesis exclusively approaching harmonics in the transverse flute. In this research I will continue the study of the harmonics previously developed by FERREIRA (1944), with the aim of bringing didactic features to the approach of harmonics in the flute, as well as contributing to the dissemination and creation of didactic materials that have as a primary source the research of this great Brazilian flutist. This research is divided into four chapters. The first chapter clarifies the concept of the flute being an instrument of harmonic series, and elucidates the vibration modes in the strings and cylindrical tubes in a didactic way. The second chapter approaches the harmonics as a didactic and sound enhancement tool for the flutist, proposing a suggestion of classifying the exercises regarding the complexity of their execution. The third chapter explores the use of harmonics as timbre nuance by the composers and by the flutist as an interpreter and performer. Lastly, the fourth chapter approaches the use of harmonics as a difficult passage enabler during the performing and interpretative practice. The viability of this research occurred through bibliographical review regarding methods that approach harmonics as a performing and didactic tool, as well as bibliographical review of articles focused on flute performance pedagogy, and the accomplishment of interviews with flutist teachers of great relevance in the national scenario.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOPerformance musicalMúsica - Instrução e estudoFlautaMúsica - ExecuçãoHarmônicos na flauta transversalTécnica estendidaExercícios de flautaAry FerreiraHarmônicos na flauta transversal: uso didático e em performanceHarmonics in the transverse flute: didactic and performance useinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALHarmônicos na flauta transversal - uso didático e em performance.pdfHarmônicos na flauta transversal - uso didático e em performance.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf4294509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36138/1/Harm%c3%b4nicos%20na%20flauta%20transversal%20-%20uso%20did%c3%a1tico%20e%20em%20performance.pdff38479e424d3e1d45612363c83f04f75MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36138/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/361382021-05-26 14:47:00.811oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-05-26T17:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Harmonics in the transverse flute: didactic and performance use
title Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
spellingShingle Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
Alef Caetano Silva
Harmônicos na flauta transversal
Técnica estendida
Exercícios de flauta
Ary Ferreira
Performance musical
Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
title_short Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
title_full Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
title_fullStr Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
title_full_unstemmed Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
title_sort Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
author Alef Caetano Silva
author_facet Alef Caetano Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910529710363813
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Carlos Guimarães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maurício Freire Garcia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3540864052676811
dc.contributor.author.fl_str_mv Alef Caetano Silva
contributor_str_mv Mauro Rodrigues
Antonio Carlos Guimarães
Maurício Freire Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Harmônicos na flauta transversal
Técnica estendida
Exercícios de flauta
Ary Ferreira
topic Harmônicos na flauta transversal
Técnica estendida
Exercícios de flauta
Ary Ferreira
Performance musical
Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Música - Instrução e estudo
Flauta
Música - Execução
description Esta dissertação aborda diversos usos didáticos, interpretativos e performáticos que a técnica de emissão de harmônicos possui na flauta, e traz breve relato sobre a vida profissional e pessoal do professor Ary Ferreira, que foi o primeiro brasileiro a publicar uma tese abordando exclusivamente os harmônicos na flauta transversal. Nesta pesquisa darei continuidade ao estudo dos harmônicos anteriormente desenvolvido por FERREIRA (1944), com objetivo de trazer características didáticas à abordagem dos harmônicos na flauta, assim como contribuir com a disseminação e elaboração de material didático que tem como fonte primária a pesquisa desse grande flautista brasileiro. Esta pesquisa está dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo esclarece o conceito de a flauta ser um instrumento de série harmônica, e elucida de maneira didática sobre os modos de vibração nas cordas e tubos cilíndricos. O segundo capítulo aborda os harmônicos como ferramenta didática e de aprimoramento sonoro do flautista, propondo uma sugestão de classificação dos exercícios quanto à complexidade de execução. O terceiro capítulo explora o uso dos harmônicos como nuance de timbre por parte dos compositores e por parte do flautista enquanto intérprete e performer. Por fim, o quarto capítulo aborda o uso dos harmônicos como facilitadores de trechos difíceis durante a prática performática e interpretativa. A viabilização desta pesquisa se deu através de revisão bibliográfica acerca de métodos que abordam os harmônicos como ferramenta performática e didática, assim como revisão bibliográfica de artigos voltados à pedagogia da performance em flauta, e de entrevistas com professores flautistas de grande relevância no cenário nacional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-26T17:47:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-26T17:47:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/36138
url http://hdl.handle.net/1843/36138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36138/1/Harm%c3%b4nicos%20na%20flauta%20transversal%20-%20uso%20did%c3%a1tico%20e%20em%20performance.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36138/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f38479e424d3e1d45612363c83f04f75
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264604135424