Percepção do consumidor face a marcas premium de distribuidor em Portugal : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16563 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Percepção do consumidor face a marcas premium de distribuidor em Portugal : um estudo exploratórioMarcas premium de distribuidormarcas de distribuidormarcas de produtorcomportamento do consumidorpercepção do consumidorvalorpreçoconfiançaqualidade percebidaPremium private labelPrivate labelnational brandsconsumer behaviorconsumer perceptionvaluepricetrustperceived qualityMestrado em MarketingAs marcas premium de distribuidor são um fenômeno relativamente novo e em rápido crescimento. Por isso mesmo, sabe-se pouco sobre as percepções dos consumidores sobre estas novas marcas. O propósito deste estudo prende-se com compreender como o consumidor português entende esta nova geração de marcas e que factores condicionam a decisão de compra, tendo em consideração três dimensões primárias que permitem fazer a distinção destas com as marcas de distribuidor e de produtor: (1) percepções de valor/preço, (2) qualidade percepcionada e (3) confiança. O estudo adoptou uma abordagem interpretativa. Foi analisada a avaliação de produtos de charcutaria de quatro principais marcas do sector retalhista português. Os resultados dos focus group realizados sugerem que existe ainda pouco conhecimento sobre esta nova realidade, apesar de todos os participantes conseguirem reconhecer características que valorizam aquando de uma compra de marca premium de distribuidor. Reconhecem-nas como uma subcategoria, apresentando características das marcas de distribuidor e qualidade igual ou superior às marcas de produtor.Premium private label (PPLs) are a relatively new and fast growing phenomenon. For this reason, little is known about consumer perceptions of these new brands. The purpose of this study is to understand how the Portuguese consumer understands this new generation of brands and what factors condition the purchase decision, taking into account three primary dimensions that allow distinguishing these with traditional value private label (VPLs) and national brands (NBs): (1) perceptions of value/price, (2) perceived quality and (3) trust. The study adopted an interpretative approach. The appreciation of the cold meats products of four main brands in the Portuguese retail sector was analyzed. The results of the focus group suggest that there is still little knowledge about this new reality, even though all participants can recognize characteristics that they value when buying a premium private label (PPLs). They are recognized as a subcategory, presenting characteristics of private label and quality equal or superior to the national brands (NBs).Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSousa, Martina Gata de2018-12-28T13:41:03Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16563porSousa, Martina Gata de (2018). "Percepção do consumidor face a marcas premium de distribuidor em Portugal : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:56.984143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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